Antes de compreender a fundo qual o impacto do marketing digital nos serviços prestados por consultórios médicos, é importante que o conceito do termo esteja bastante claro, seja para flyers odontologia ou divulgação de um novo aparelho celular.
O marketing digital nada mais é do que um conjunto de ações e decisões que tem como finalidade promover e divulgar os serviços e produtos de uma determinada empresa, pessoa ou grupo por meio de plataformas digitais.
Embora o marketing seja algo que é conhecido pela maioria das pessoas, ele se difere em alguns pontos do digital, principalmente quando pensamos em pessoas que preferem ir até uma certa loja para comprar algo ou que conhecem o lugar pelo famoso boca a boca.
Existem diversas possibilidades de aplicação quando paramos e analisamos todas essas possibilidades, podendo ser usado para promover produtos como um aparelho de radiografia digital medico ou uma simples impressora.
Porém, alguns elementos se destacam dentro do marketing digital, sendo:
Independentemente da estratégia ou prática usada, quando pensamos em marketing digital, qualquer nova ideia sempre acaba se encaixando em alguns desses aspectos, sendo essas as categorias que melhor definem o termo no geral.
Qualquer organização que tenha como objetivo crescer e expandir deve ter uma equipe, setor ou uma empresa terceirizada que cuida do marketing com o mesmo zelo que a equipe de finanças cuida do dinheiro da empresa.
Seja através da criação de banner impressão digital para divulgação nas redes sociais, o marketing digital é tão importante para os consultórios médicos quanto para uma empresa que oferece seus serviços logísticos para o mercado, ou seja, é essencial.
Um dos grandes motivos de tal justificativa é que, se ninguém conhecer o seu trabalho, ninguém irá se preocupar ou se interessar na quantidade de marketing que você faz ou o quão bem você atende, afinal, você não passou ainda a credibilidade necessária.
É sobre alguns desses pontos essenciais que falaremos agora, que são necessários para que um consultório médico cresça e se expanda cada vez mais, se tornando destaque e referência para os demais em sua localidade de atuação.
Seja um processo de harmonização facial definitiva ou consultas rápidas em um oftalmologista, o seu consultório médico deve ser tão irresistível para aqueles que o procuram quanto um parque de diversões para uma criança.
Então, para que você marque essa presença na internet e todos conheçam o seu trabalho, primeiro cuide de sua identidade visual e faça com que todos reconheçam o seu negócio como algo único.
Seja pela beleza, qualidade do trabalho ou tecnologia dos equipamentos utilizados.
O bom investimento em marketing digital também ajuda o consultório a se tornar mais atrativo para os mecanismos de pesquisa, como o Google e Bing, deixando-o mais próximo da primeira página de resultados e melhorando o ranqueamento dela.
Com o ranqueamento melhor, mais pessoas conseguirão encontrar o que buscam no seu site através destas ferramentas de pesquisa, e consequentemente seu consultório terá mais destaque e mais possíveis pacientes irão te encontrar.
Se o seu consultório quer que todos descubram como o seu tratamento rugas profundas é de fato eficiente, ele precisa estar nas redes sociais. Qualquer pessoa, grupo, empresa ou, neste caso, consultório, deve saber do poder que tais redes têm sobre as pessoas.
Se perdem horas olhando o feed de um artista famoso ou os stories de um amigo ou familiar, com a sua página não deve ser diferente.
Mesmo que apresente um conteúdo mais sério e mais focado no seu trabalho, você tem de estar presente na vida dos potenciais pacientes.
Ao conhecerem o quão bem os médicos do seu consultório atendem os pacientes, o quanto estão preocupados com a tecnologia usada, quanto os funcionários se preocupam e fazem um excelente atendimento, as pessoas começarão a comentar sobre o seu consultório.
Mesmo que não seja uma divulgação tão intensa e forte como de megas corporações.
Apenas mostrar preocupação, bom atendimento, qualidade no serviço e compromisso com o trabalho, são algumas das características que qualquer paciente quer ver quando for escolher onde será atendido.
Embora tenha bastante relação com as redes sociais, para que o seu consultório continue sendo relevante para os seus pacientes, ele tem de estar sempre na memória deles, e as ferramentas de marketing de conteúdo são ideais para que isso aconteça.
O Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo têm como finalidade entregar conteúdo relevante e interessante para o público-alvo do grupo, pessoa, organização ou empresa.
Querendo ou não, o seu consultório não deixa de ser um lugar que tem de ganhar dinheiro de alguma forma.
Independentemente se o conteúdo será sobre novas formas de se prevenir contra a dengue ou as qualidades de luz pulsada olheiras, o marketing digital entrega através das plataformas digitais aquilo que o cliente quer ver, dependendo do ramo do seu negócio.
No caso do consultório, além de chamar bastante atenção, os impactos dessas estratégias trazem mais autoridade e confiança por parte dos pacientes, afinal, todos os dias ele vê publicações, vídeos e testemunhos de como o seu trabalho é bom e confiável.
Em outras palavras, entregue conteúdo relevante e de qualidade através das plataformas já citadas no decorrer do texto, para que assim, mais pessoas se interessem pelo seu consultório e a forma como você opera ele.
O marketing digital visa não só a divulgação e expansão do conteúdo gerado para atrair mais pessoas para conhecer o seu consultório, neste caso, mas também a tratativa dos acertos e erros, para que em uma próxima investida, tudo seja ainda melhor.
Permitindo que você conheça melhor o seu público e defina o quão engajados eles podem ou não estar com o seu negócio, é extremamente benéfico e interessante que os avanços e regressos sejam acompanhados de perto.
Investir no que você é bom é sempre ótimo, visto que é por isso que as pessoas gostam do seu serviço. Porém, os erros são os que mais ensinam e devem ser ainda mais analisados e entendidos para que a empresa não volte a cometê-los de novo.
Trate essa análise de dados igual trataria algum paciente: com calma, dedicação, sinceridade e empatia. Busque sempre pesar os lados da balança para que os próximos passos do consultório sejam rumo ao sucesso, e não ao declínio.
Com este artigo, ficou muito mais claro porque o marketing digital é indispensável para os consultórios médicos e para a sociedade, em um aspecto geral. A estratégia é capaz de levar conhecimento às pessoas por meio de conteúdos de valor.
Claro que as orientações, dicas e informações disponibilizadas aqui não são talhadas em pedra e podem sim ser adaptadas à realidade do seu próprio consultório, afinal, ninguém o conhece melhor do que você.
Sente-se com os parceiros e donos do consultório, analise as possibilidades e comece o planejamento do investimento em uma boa campanha de marketing digital.
Use a criatividade para aplicar o marketing digital da melhor forma possível e depois, desfrute dos resultados colhidos.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
QUERO TER MAIS PACIENTES NO MEU CONSULTÓRIO
CONFIRA MAIS POSTS DA KOP MÉDICO