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agência de marketing médico
21 de maio de 2021

5 tendências de marketing médico digital para 2021

Todos os segmentos tendem a verificar certas tendências marketing de maneira sazonal. Mas, se tem um nicho de mercado que de 2020 para cá verificou uma tendência enorme foi o do marketing médico, especialmente por conta da crise da pandemia.


De fato, de todas as crises financeiras, perdas de emprego e de oportunidades, nada despertou mais medo do que a questão sanitária, com toda razão. Por isso, o recurso de consultar-se à distância ganhou uma força incrível.


Até porque, há vários serviços que podem ser prestados nessa modalidade, de modo que não exigem necessariamente que o paciente sente-se na cadeira hospitalar. Alguns, inclusive, são da área psicológica, já que este foi um dos efeitos colaterais da pandemia.


Assim, segundo levantamento e compilação feita pela Revista Exame, algumas empresas que atendiam cerca de 50 pacientes por dia na modalidade digital, simplesmente começaram a atender incríveis 15 mil casos diariamente.


Segundo a mesma fonte, já são mais de 2 milhões de consultas a distância a quantidade de aumentos, e que não teria acontecido. Isso também se deve a um fator legal, que depende de liberação do Congresso Nacional.


Naturalmente, a liberação ocorreu às pressas, autorizando consultar diretas realizadas entre médicos e seus respectivos pacientes, o que antes estava proibido para a maioria dos casos. Com isso, todos tiveram de se adaptar de maneira igualmente apressada.


Até porque, outros segmentos também foram liberados, não apenas os que se confrontam diretamente com a pandemia, ou os de tratamento psicológico, mas também de outras funções como dieta para ganhar massa, que entra na área de nutricionistas.


Enfim, são operadoras de planos de saúde, clínicas, laboratórios e profissionais liberais como um todo, incluindo não apenas consultas agendadas, mas também atendimentos de urgência, outra modalidade que era vetada antes da pandemia.


Outro ponto interessante é que as mudanças prometem modificar o mercado de maneira permanente, de modo que os profissionais que se adaptarem e saírem na frente não vão desfrutar das vantagens apenas agora, mas de modo definitivo.


Por isso decidimos escrever este artigo, trazendo aqui as maiores tendências de marketing médico e digital para o ano de 2021. O mais bacana é essa possibilidade de que elas podem ser aplicadas a qualquer segmento ou nicho de atuação.


Então, seja para atender casos urgentes de pessoas com sintomas da COVID-19, ou seja simplesmente para anunciar o serviço de massagem modeladora masculina, essas dicas de marketing digital poderão ajudar e muito.


Portanto, se você quer compreender como exatamente isso é possível e como tirar sua parte desse novo filão, basta seguir adiante na leitura.

1. Fugir da comunicação robotizada

Engana-se quem pensa que a distância promovida pela internet deverá ser um motivo de robotização na comunicação entre o paciente e o especialista.


Na verdade, uma tendência para 2021 é a de humanizar o atendimento como arma para simplesmente fortalecer a estratégia de marketing do consultório ou do profissional.


De fato, quando falamos em serviços médicos, não estamos lidando com qualquer outra solução que possa ser comparada com simplesmente vender um produto qualquer, certo?


O problema é que muitos profissionais ainda não sabem como lidar com as principais ferramentas, e mesmo sem querer, podem acabar se tornando “robotizados”.


Aí é que entra a questão da concorrência e de fazer melhor, seja na hora de realizar uma videoconferência com o paciente ou de criar um flyer digital no site ou blog da clínica.


Inclusive, o grande diferencial é justamente criar uma identidade, de modo que a comunicação humanizada esteja presente em todos os tipos de comunicação da empresa, tais como:

  • Nas propagandas;
  • No próprio atendimento;
  • Nos banners;
  • No e-mail marketing;
  • Nos blog posts;
  • Nas redes sociais.

Lembrando também que o “pós-venda” é fundamental aqui. Se na clínica os pacientes geralmente tinham direito a retorno, isso deve permanecer como um modo de cobrir os direitos do paciente e fortalecer a idoneidade do profissional.


Sem esquecer que o perfil de compra online já fazia parte da rotina de muitas pessoas, de modo que a única novidade ali é o tipo de solução que está sendo prestada, mas ela já estava acostumada com o mundo online, e por isso, tem suas expectativas.

2. Investir no marketing 360 graus

Como vimos, muitos pacientes que vão cruzar o caminho dos médicos já estavam habituados com o universo online, fosse na hora de fazer videoconferências da empresa, lives nas redes sociais ou mesmo comprando nos marketplaces.


Por isso, o médico que quiser se destacar no digital vai precisar investir naquilo que há já uns bons anos vem sendo chamado de marketing 360 graus, que consiste em unificar estratégias e narrativas de todos os lados.


Esse é um modo de aprofundar um aspecto que foi explorado acima, sobre garantir que haja uma identidade na comunicação desde as propagandas até o atendimento.


Essa identidade é criada com o pessoal do marketing, que usa o mesmo “tom” na hora de fazer um banner informativo ou disparar e-mail marketing e newsletters.


A estratégia de 360 graus precisa considerar ainda que o público-alvo pode estar pulverizado nas várias plataformas digitais mais conhecidas, sobretudo nas redes sociais e nos grandes motores de busca.


Cada uma dessas frentes tem suas demandas e maneiras de trazer o melhor resultado, mas o primeiro passo que o consultório deve dar é estipular uma estratégia como essa que estamos descrevendo aqui, para posicionar-se devidamente.



Adiante vamos explorar a maneira mais eficiente e assertiva de ajudar cada médico a se posicionar em cada um desses universos.

3. Marketing de conteúdo: crie um blog

Se antes a autoridade de um negócio era firmada por meio de boca a boca, hoje em dia já não é mais assim, ao menos não na esfera digital, que exige estratégias mais elaboradas.


A principal delas é o marketing de conteúdo, que consiste em lidar com prospecção passiva e não ativa. Ou seja, em vez de sair por aí anunciando seus serviços de modo meramente comercial, você aposta primeiro em educar o seu público.


Aí é que entram os blogs e demais táticas que podem servir para criar conteúdos originais e de qualidade. Por exemplo, artigos do tipo “10 motivos para fazer botox natural para o rosto” costumam trazer resultados incríveis, pois atraem muita gente.


Uma dica de ouro para aproveitar essa tendência em 2021 é criar uma agenda editorial muito bem delineada. Ali você escolhe os temas de que vai tratar, as datas de publicação e já deixa tudo mais ou menos pronto, se possível, programado.


O que não se pode fazer é deixar uma publicação para poucos dias antes, ou mesmo para o dia em que ela deverá sair no blog. Na verdade, quando você estipular uma frequência, seja ela diária ou quinzenal, o seu público aprenderá a esperar suas novidades.

4. Dominando as redes sociais

Acima falamos sobre blogs e demais táticas que podem servir para criar conteúdos originais, sendo que uma das principais depois dos blogs são as redes sociais.


Porém, as regras são um pouco mais desafiadoras, já que você não estará no seu próprio espaço, mas no que podemos chamar de “terreno alugado”. Ou seja, você dependerá da plataforma de mídia social, e precisará se destacar na multidão.


Um modo de fazer isso é respeitar a proposta central de cada mídia. Se você quer divulgar algo como audiologia clinica de fonoaudiologia, certamente uma rede social de vídeo poderá trazer melhores resultados, pois ali você explicará melhor o seu serviço.


Já a troca de mensagens curtas e instantâneas pode fazer sucesso no universo do jornalismo, da política e afins. Portanto, encontrar a plataforma de maior sinergia já é meio caminho andado para conseguir destaque nesse meio digital em 2021.

5. Bônus: fique de olho na sua reputação

É absolutamente fundamental entender que a internet tem suas próprias regras, e em alguns sentidos, o seu próprio “boca a boca”, que mencionamos acima.


Só que aqui trata-se das famosas plataformas de qualificação e reputação de empresas. De fato, os médicos também estão em muitos desses portais, mesmo que eles próprios não se cadastrem, pois qualquer pessoa pode cadastrar e qualificar um profissional ali.


Por isso, dissemos que marketing digital para médicos vai muito além de investir em um flyer de divulgação digital, mas inclui desde uma visão 360 graus, passando por um atendimento humanizado, até marketing de conteúdo e tudo o mais que mencionamos.


Então, a grande dica nesse quesito é ficar de olho também na sua reputação nesses outros portais digitais, pois certamente se um paciente estiver pesquisando e não encontrar uma boa referência ali, ele vai preferir outro profissional.

Ou seja, todo o trabalho feito nos demais campos pode ir por água abaixo se não houver atenção aqui. O modo como o marketing chama isso é “resolução de crises”, que é ir atrás de clientes insatisfeitos e reverter a opinião deles.


Com isso chegamos ao fim, deixando claro que o marketing médico digital para 2021 está cheio de oportunidades, desde que os profissionais saibam colocar em prática as tendências que citamos acima, entre outras que seguem na mesma linha.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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