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25 de novembro de 2021

Marketing digital para gastroenterologista

Marketing digital para gastroenterologista

Uma boa estratégia de marketing para gastro depende do quanto você conhece de seu público e das limitações legais que envolvem esse trabalho.


Você já deve saber que as pessoas procuram tudo o que desejam comprar na internet. Assim, o ambiente digital também serve para se informar sobre os mais variados assuntos, inclusive as pautas relacionadas à saúde.


Exatamente pelo fato das pessoas terem um acesso mais abrangente à informação é que elas se tornaram muito mais exigentes. Ao mesmo tempo, isso fez com que elas se preocupassem com sua saúde e estão sempre em busca de cuidados.


Quando alguém tem um sintoma ou descobre algum problema de saúde, rapidamente busca informações sobre o assunto no Google. É exatamente nesse momento que um médico tem a possibilidade de ser encontrado como profissional.


Além do hábito de procurar informações relacionadas a algum sintoma, as pessoas também procuram por um bom profissional que possa ajudar.


É dessa forma que um médico da área irá atrair mais pacientes e fidelizá-los. Entretanto, é necessário conhecer um pouco mais sobre essa prática.


Para te auxiliar, neste artigo abordaremos o conceito de marketing médico, por que os gastroenterologistas precisam investir nele, além de apresentar algumas dicas sobre o assunto. Confira!

Entenda o conceito de marketing médico

Para os profissionais da saúde que estão há mais tempo na estrada, a propaganda boca a boca funciona muito bem. Além disso, os profissionais médicos podem contar com os catálogos dos convênios para atrair novos pacientes.


No entanto, depois que os indivíduos adquiriram o hábito de pesquisar informações sobre a sua saúde na internet, o método de divulgação dos serviços de um médico precisou sofrer algumas mudanças.


Por exemplo, quando você está procurando informações sobre jaleco personalizado, além de saber mais sobre o assunto, também pode conversar com as melhores empresas do setor.


Com os seus pacientes é a mesma coisa e, por essa razão, o principal objetivo do marketing médico é levar informações para ajudar os usuários.


Esses objetivos são alcançados quando conteúdos relevantes são produzidos, visto que abordam os assuntos de interesse do público e são capazes de esclarecer dúvidas importantes dos usuários.


Só que, muito mais do que esclarecer algumas pautas, também é por meio das estratégias de marketing médico que uma relação mais próxima e estreita com as pessoas, que futuramente serão seus pacientes, é estabelecida.


Com o passar do tempo, eles adquirem confiança no seu trabalho e vão reagir melhor aos tratamentos e outras opções que você oferece.


Logo, os pacientes vão falar sobre o seu atendimento, o que ajuda a atrair mais interessados em seu trabalho, aumentando ainda mais suas oportunidades profissionais.


Entendido o conceito de marketing médico, a seguir, vamos falar um pouco sobre a importância dele para o profissional gastroenterologista.

Por que o gastroenterologista deve investir nessa estratégia

Esse tipo de marketing atende a qualquer especialidade médica, assim como o marketing digital atende qualquer segmento de empresa, como um fabricante de letra caixa com led interno.


Entretanto, no caso do gastroenterologista, suas práticas são fundamentais porque trazem diversas vantagens, como:

Alcança um número maior de pacientes

A propaganda boca a boca é muito valiosa, mas é um pouco menos difícil de conseguir por quem está começando agora. Em vista disso, investir em estratégias de marketing pode impulsionar o alcance de novos pacientes.


Você estará presente na internet por meio dos principais canais, assim sendo, além de chegar aos conhecimentos de um número maior de usuários, consegue ajudar a maior quantidade de pessoas possível.

Maior acolhimento dos pacientes

A internet possibilita que o gastroenterologista cause uma boa impressão perante seus pacientes. 


Isso é possível porque ele pode elaborar estratégias para os mais diferentes públicos, sem precisar gastar muito e de acordo com as necessidades de cada um.


Além de oferecer conteúdo escrito, assim como no caso de um fabricante de rótulos adesivos para cosméticos, o gastroenterologista pode optar por outras práticas, como:


  • Redes sociais;
  • Criação de vídeos;
  • Site responsivo;
  • Teleatendimento.


Tudo o que você precisa fazer é conhecer bem o seu público, para que assim possa trabalhar em cima das estratégias de marketing que estejam de acordo com as necessidades dessas pessoas.


Naturalmente, elas vão se sentir mais acolhidas pelo profissional e vão perceber o valor do que ele tem a oferecer.

Aumenta a credibilidade

Quando um usuário pesquisa alguma informação no Google ou nas redes sociais, as respostas que ele obtém acabam por influenciar sua decisão de compra.


Isso acontece para uma empresa que trabalha com Camiseta polo lisa atacado, da mesma forma que acontece para um consultório médico. Ou seja, alguém que pesquisou alguma informação sobre seu estado de saúde pode vir a agendar uma consulta com você.


Entretanto, o gastroenterologista deve ter como foco a produção de conteúdos ricos e bem pensados, pois são eles que vão aumentar a credibilidade do consultório e influenciar as decisões dos pacientes.


Uma vez que você precisa saber trabalhar boas estratégias de marketing para ter acesso a todos os seus benefícios, entenda um pouco mais sobre elas na sequência.

Como é possível trabalhar o marketing médico?

Para ter sucesso com seus investimentos em marketing, o gastroenterologista pode investir em estratégias, como:

1 - Conhecer o público-alvo

Mesmo que você tenha sua especialidade, é fundamental segmentar o seu público-alvo ao máximo quando está elaborando suas estratégias de marketing, e isso vai desde o letreiro fachada da sua clínica até a pauta que vai trabalhar no próximo conteúdo.


Para saber como planejar suas ações, preste atenção ao seu perfil de paciente, toda vez que prestar um atendimento. Procure levantar informações como dados demográficos, hábitos e estilos de vida.


Dessa maneira, suas estratégias de marketing serão mais impactantes de maneira positiva, além de que trarão resultados mais assertivos.


O gastro também deve conhecer um pouco sobre a rotina de seus pacientes e de que modo ele conheceu seu consultório. Procure perguntar também o que ele fez desde que teve o primeiro sintoma, caso tenha algum.


Basear suas estratégias de marketing nesses conhecimentos é uma forma de saber em qual etapa da jornada o paciente se encontra, e assim conseguir encontrar meios para estar cada vez mais presente na vida dele.

2 - Criar conteúdos ricos

O grau de confiança que um cliente tem em uma empresa de higienização de estofados pode fazer com que ela ganhe ou perca a confiança das pessoas. Essa situação também se aplica aos médicos.


Nesse sentido, uma das melhores formas de construir credibilidade e fazer com que o público confie em seu trabalho é investindo na criação de conteúdos ricos e relevantes.


Eles podem ser publicados em diferentes canais, como blog, site e canal do YouTube. Ademais, o gastroenterologista pode falar sobre curiosidades de sua especialidade, dar dicas de saúde, orientar as pessoas, entre outras possibilidades.


Apenas lembre-se de que as pautas devem falar sobre assuntos que interessam aos seus pacientes, e quanto mais ricos e bem produzidos eles forem, serão encontrados por uma quantidade maior de pessoas no Google.


Uma vez que usamos a internet para obter todo tipo de informação, desde preço de adesivo decorativo parede até sintomas de doenças graves, é papel das empresas e profissionais divulgarem dados ricos e verdadeiros, evitando a circulação de notícias falsas.

3 - Estar presente nas redes sociais

O gastroenterologista não só pode como deve ter um perfil nas redes sociais. Existem várias plataformas diferentes, como Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter, por isso, estude o seu público para saber em qual delas o seu público está presente.


Depois que decidir com qual delas vai trabalhar, crie o seu perfil e tenha mais um canal para compartilhar os conteúdos que você publicar e até para se comunicar com pacientes e futuros pacientes.

4 - Usar e-mail marketing

O e-mail possibilita que um fabricante de álcool gel perfumado 5 litros tenha um espaço mais reservado e pessoal para se comunicar com seus clientes.


Você também pode usar esse espaço para falar com seus pacientes e assim divulgar informações relevantes. Para conseguir o contato de seus pacientes, no momento de fazerem o cadastro na recepção, peça para que forneça um e-mail ativo.


O gastroenterologista ainda pode disponibilizar em seu site um material completo sobre algum assunto de interesse de seu público, que as pessoas podem baixar, oferecendo em troca seu e-mail.


Também é possível usar o e-mail para confirmar consultas, agendar exames, orientar os pacientes, dentre outras formas.

Conclusão

As estratégias de marketing médico são essenciais para os profissionais da saúde de qualquer especialidade, como no caso do gastroenterologista.


São estratégias simples, eficientes e que respeitam as exigências do CFM (Conselho Federal de Medicina). Desse modo, você pode investir em suas práticas, sem se preocupar com as orientações do órgão.


Mais pessoas vão conhecer os seus serviços e perceber sua credibilidade e conhecimento como profissional de saúde. 


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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