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26 de novembro de 2021

Marketing digital para hospital

Marketing digital para hospital

É muito importante saber como utilizar as estratégias de marketing digital para hospital, para que ele chegue ao conhecimento das pessoas e consiga superar a concorrência que existe nesse setor.


O ser humano está cada dia mais conectado e as pessoas usam a internet para pesquisar diversos assuntos, comparar produtos e serviços, ter acesso a notícias, se comunicar, dentre outras possibilidades.


Justamente por conta dessa ampla variedade de opções que já conhecemos, podemos obter informações dos mais variados tipos, independentemente do local em que estamos, do horário ou de nossos interesses.


Por conta disso, todos os segmentos existentes no mercado podem usufruir das facilidades e benefícios trazidos pela internet. 


Além de beneficiar as empresas, isso também é muito vantajoso para os clientes.


Dentro de todas as regras impostas pelo CFM (Conselho Federal de Medicina), é possível que clínicas e hospitais trabalhem boas estratégias de marketing digital, alcançando seu público-alvo e estabelecendo uma relação de confiança com os pacientes.


Mais do que isso, é necessário construir a presença de seu hospital na web. Por isso, neste artigo, vamos mostrar como usar o marketing digital nos hospitais e dar algumas dicas para aplicá-lo.

Como usar o marketing digital nos hospitais

Hoje em dia, por conta da internet, o acesso à informação é muito mais veloz, o que acaba por aumentar a concorrência entre os estabelecimentos. Todavia, o marketing digital veio para ajudar a todos.


Por meio dele, é possível usar os recursos que você possui e se destacar em seu mercado, independentemente do produto ou serviço que você vende, como no caso de um fabricante de chaveiro personalizado acrílico.


Entretanto, mesmo diante da possibilidade de se destacar muito e investir pouco, no caso dos hospitais, você precisa saber como fazer isso, e dentre as principais estratégias para usar o marketing estão:

Saber quem é o seu paciente

Parágrafo NoTodas as estratégias de marketing digital são orientadas pelas informações que o hospital tem de seus pacientes. 


Em outras palavras, para se comunicar com seu público-alvo, é necessário conhecer suas particularidades.


É com base nesses dados que criamos a persona, um personagem semi fictício que representa da maneira mais fiel possível as características de seus pacientes, tais como:


  • Idade;
  • Sexo;
  • Estado civil;
  • Profissão;
  • Problemas;
  • Desejos;
  • Necessidades;
  • Hobbies.

Quando trabalhamos com foco nessas particularidades, conseguimos construir uma imagem positiva para o hospital, o que aumenta o engajamento do público e melhorar os retornos financeiros.


Assim sendo, o principal passo é fazer um planejamento com foco nas necessidades de sua persona, a partir disso, conseguimos gerar conteúdo rico e que traga mais relevância para o atendimento prestado pelo hospital.

Criar um site

Hoje em dia, ter um site é requisito mínimo para construir a credibilidade de um negócio, como no caso de uma clínica de fisioterapia.


Ele funciona como o cartão de visitas do hospital e estabelece a comunicação entre ele e os pacientes. 


O portal deve reunir informações sobre tratamentos, especialidades médicas, além de permitir o agendamento de consultas.


Isso ajuda a otimizar o trabalho das equipes de atendimento e facilita o dia a dia dos pacientes. 


Consequentemente, eles vão se sentir mais satisfeitos e mais dispostos a voltar quando precisarem.

Seguir as regras do marketing médico

Apesar de as estratégias de marketing digital corresponderem às regras impostas pelo CFM (Conselho Federal de Medicina), é necessário ter atenção. 


Por exemplo, o hospital não pode vender tratamentos como se fossem produtos de um supermercado.


Antes de começar a colocar as estratégias em prática, procure conhecer todas as regras impostas pelo CFM, pois assim evitamos erros em qualquer canal utilizado, seja no site, redes sociais, blogs e outros.


Ao contrário de um restaurante de alimentos veganos, um hospital não tem a mesma liberdade para comercializar seus serviços na mídia. Tratar esse aspecto com seriedade é a melhor forma de evitar problemas.

Contar com ajuda especializada

O hospital pode contar com uma equipe de profissionais de marketing, pois eles vão pensar em estratégias que melhoram a comunicação e que estejam de acordo com os objetivos do local.


É uma forma de contar com um trabalho completo e personalizado, que vai impactar um número maior de pessoas e conquistar mais engajamento por parte do público.


Existem agências e profissionais especializados nesse tipo de marketing, o que traz vantagens ainda maiores. E eles colocam em prática as principais estratégias, como veremos a seguir.

Dicas de marketing digital para hospitais

Para aplicar o marketing digital do jeito certo, tanto uma empresa de serviços de certificação quanto um hospital podem investir nas seguintes práticas.

Investir em marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma das principais estratégias de marketing digital e seu objetivo é atrair e encantar pessoas para um negócio.


Possui característica educacional e procura abordar assuntos que sejam do interesse dos pacientes. 


Consequentemente, o hospital gera valor para seu público, construindo uma imagem de autoridade e credibilidade.


Em outras palavras, o local se coloca como um especialista no que faz, algo fundamental para mostrar que as pessoas podem confiar. E no que diz respeito à saúde e à vida, confiança é fundamental.


Uma vez que o hospital produz conteúdos de qualidade e se posiciona em seu mercado como um especialista, será capaz de captar uma quantidade maior de pacientes, melhorando seu faturamento.


Todo estabelecimento, seja ele um hospital ou uma empresa de aluguel de aparelhos de estética, tem alguém interessado em suas soluções, e essas pessoas estão conectadas.


Elas usam a internet para obter informações, antes de tomar uma decisão. O papel do hospital, nesse sentido, é oferecer um conteúdo de valor, que chegue até as pessoas certas e no momento mais adequado.

Usar ferramentas de automação

Depois que o hospital atende um paciente, ele precisa manter o relacionamento com a pessoa, portanto, ele precisa fidelizar seus pacientes.


Isso inclui apresentar novos procedimentos, falar sobre boas práticas de saúde, dentre outras ações que garantem qualidade e convençam o paciente a voltar, sempre que ele precisar.


No entanto, as estratégias de marketing são numerosas, e é difícil para um hospital ou para uma empresa de conserto de ar condicionado fazer tudo manualmente.


Mas antes de definir qual ferramenta o hospital vai usar, é necessário levantar algumas informações. Por exemplo, precisamos saber de que maneira o paciente interage com o site.


Também é necessário identificar o tipo de conteúdo que as pessoas mais consomem e os canais de informações que mais usam.


Podemos descobrir esses dados por meio de ferramentas de automação, pois elas oferecem funcionalidades que ajudam a monitorar e a construir o fluxo de nutrição.


Chamamos de fluxo de nutrição o conjunto de conteúdos que o hospital ou qualquer outra empresa, como uma loja de computador novo, vai publicar em seu blog ou site, sendo fundamentais para as estratégias de marketing.


Além de automatizar todos os processos e permitirem o acesso a todas as informações necessárias sobre o público-alvo, essas ferramentas também reduzem consideravelmente os custos dessas práticas.

Investir em novos canais de aquisição de pacientes

Tendo em vista toda a evolução dos últimos anos, as pessoas podem realizar todo tipo de atividade usando seus smartphones e o acesso à internet. 


Em vista disso, os conteúdos criados não devem ser destinados apenas ao site do hospital.


Quando falamos em marketing de conteúdo ou até mesmo sobre a criação de anúncios, não nos referimos a investir nessas práticas e esperar que elas tragam resultados.


É necessário buscar maneiras de praticar a divulgação, assim como faz uma loja de moveis para consultório, que divulga tudo o que produz em vários canais, como as redes sociais.


No meio digital, o hospital pode se comunicar com seu público-alvo por meio de diferentes canais, portanto, deve aproveitar todas essas possibilidades.


Além de divulgar os conteúdos produzidos, é possível investir em uma solução de agendamento online. 


E isso não quer dizer que você tenha que contratar um sistema exclusivo, pois uma boa solução, por exemplo, é usar o WhatsApp.


O custo de aquisição dessas soluções é bem acessível e facilitado, mesmo assim, expande as possibilidades de comunicação e oferece novos canais para captação de pacientes.

Conclusão

Portanto, como vimos ao longo deste artigo, o hospital precisa, tanto como qualquer outra empresa, investir em boas estratégias de marketing digital para construir sua imagem na internet e atrair novos pacientes.


Existem várias práticas disponíveis e todas elas atendem às necessidades e aos objetivos do estabelecimento e da equipe médica.


Você pode seguir nossas dicas ou contar com uma equipe de marketing especializada em hospitais. 


De qualquer forma, vai conseguir melhorar consideravelmente os resultados e aumentar a satisfação dos pacientes.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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