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27 de novembro de 2021

Marketing digital para neurologia

Marketing digital para neurologia

O marketing para neurologistas faz parte do marketing médico, e, por esse motivo, faz-se necessário saber como fazê-lo para alcançar bons resultados.


As pessoas estão cada vez mais conectadas e procuram na internet informações sobre os mais variados assuntos, sendo uma das pautas mais procuradas sobre saúde. 


Ou seja, basta termos algum tipo de sintoma para rapidamente consultar o Google.


Isso quer dizer que, independentemente de qual seja o assunto, os usuários pesquisam informações online. Entretanto, as pautas relacionadas à saúde não são procuradas apenas quando um indivíduo tem algum sintoma.


Esses assuntos também despertam a curiosidade, e há quem procure informações sobre como cuidar melhor de si e de sua saúde.


Só que, além de criar conteúdos que esclareçam as dúvidas dessas pessoas, o papel dos profissionais da saúde, como no caso dos neurologistas, é enxergá-los como seus possíveis pacientes.


Além disso, é fundamental conhecer as melhores estratégias de marketing e ter atenção total às regras impostas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).


Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o conceito de marketing médico e como ele funciona para os neurologistas. Então, se você é um profissional da área e quer ficar por dentro do assunto, acompanhe a leitura!

Afinal, o que é marketing médico?

Chamamos de marketing médico um conjunto de ações que ajudam a promover os profissionais da saúde, como o neurologista e empresas relacionadas ao setor, por exemplo, os hospitais, clínicas, consultórios, entre outros.


Por meio de suas práticas conseguimos atrair mais pacientes e melhorar consideravelmente o faturamento.


Assim como no caso das ações utilizadas por um fabricante de moveis para consultório, o marketing digital ajuda a melhorar a percepção acerca dos serviços oferecidos.


Para os médicos, trata-se de uma maneira de construir autoridade na internet e superar os desafios de um mercado muito concorrido.


Portanto, para atrair um número maior de pessoas ao seu consultório e fidelizar os pacientes que já possui, o neurologista precisa apenas executar da melhor maneira possível as estratégias de marketing médico.


Consequentemente, vai alcançar seus objetivos, independentemente de quais sejam, sempre proporcionando bem-estar às pessoas.


Entretanto, alguns profissionais acreditam que essas práticas servem apenas para fazer publicidade e autopromoção, o que não é verdade, tendo em vista que tais estratégias estão muito à frente disso.


Alguns médicos preferem investir em conhecimento, estrutura física de ponta e formação, mas apesar de serem fatores tão importantes quanto à experiência, eles não são o suficiente.


É necessário oferecer um atendimento impecável e compreender de que maneira as ações de marketing podem promover o consultório do neurologista e expandir seus resultados.


Uma loja de notebook novo também sabe de que modo as ações de marketing funcionam para ela. Nesse sentido, o neurologista também precisa compreender este ponto.

Como o marketing digital funciona para os neurologistas

O marketing digital para neurologistas funciona por meio das melhores estratégias. É assim que ele divulga seu consultório e alcança seus objetivos.


São ações que garantem boa visibilidade e o crescimento da sua marca como médico, e dentre as principais práticas, podemos elencar:

1 - Conhecer as regras do CFM

O Conselho Federal de Medicina determina algumas regras específicas para a divulgação do trabalho dos profissionais da saúde. Assim sendo, para aproveitar as estratégias, é necessário conhecer essas imposições.


De acordo com a Resolução CFM nº 1974/11, atualizada em 2015, é proibido prometer ou insinuar bons resultados por meio de tratamentos que não possuam comprovação científica, seja pela imprensa ou pelos meios digitais.


Também é proibido expor pacientes, divulgar técnicas ou resultados, bem como publicar fotos de cirurgias e tratamentos. Os médicos também não podem utilizar linguagem sensacionalista ou promover esses cuidados apenas por sua imagem profissional.


O neurologista não pode anunciar uma especialidade que não possui ou mostrar seus equipamentos para transmitir uma imagem superior à de seus concorrentes.


Nenhum profissional da saúde pode ter seu nome envolvido com propaganda enganosa, provocar alarmes na sociedade ou fazer diagnósticos, sem conhecer a situação dos pacientes.

2 - Criar um site

Uma empresa de locação de aparelhos de estética depende de seu site para atrair novos clientes e divulgar seus produtos. Da mesma maneira, para o neurologista, o site é uma importante fonte de divulgação.


Por conta disso, ele precisa ser bem estruturado, visto que vai determinar a sua reputação profissional. Além disso, tenha em mente que muitos pacientes vão te encontrar pela sua página na web.


Se ele não tiver um bom aspecto e não garantir uma boa experiência, sua imagem profissional pode ser prejudicada.


Considere que suas páginas são a base de suas estratégias de marketing, pois além de divulgar informações sobre o seu trabalho como neurologista, também levam informações para as pessoas, como:


  • Novidades do setor;
  • Eventos para o público;
  • Endereço do consultório;
  • Convênios atendidos;
  • Horário de funcionamento.


Assim como no caso de uma empresa de serviços de certificação, o site do neurologista é o seu cartão de visitas. Ele precisa contar com conteúdos informativos e dados atualizados.


Não se esqueça de que a maioria das pessoas acessa a internet usando o celular ou outros tipos de dispositivos móveis. Nesse sentido, o site precisa ser otimizado para que possa ser acessado por esses aparelhos.

3 - Estabelecer uma boa identidade visual

A identidade visual nada mais é do que elementos formais que transmitem a ideia, os serviços e as características gerais de uma empresa ou profissional.


Um de seus principais elementos é o logotipo, que funciona como um símbolo visual, contando com tipografia, cores, grafismos, dentre outros aspectos. Eles são pensados de modo que as pessoas possam identificar qual é a marca rapidamente.


Assim como no caso de um fabricante de totem fotografico, o neurologista terá a identidade visual como uma representação ter seus conceitos e ideias.

4 - Usar estratégias de SEO local

Uma das coisas mais comuns para a área da saúde é o fato de que as pesquisas no Google são feitas localmente e, por essa razão, é fundamental investir em SEO (Search Engine Optimization) local.


Toda vez alguém pesquisar sobre neurologista em determinada região, vai encontrar um profissional que trabalha no local.


Se você ainda não conta com esse recurso, precisa preencher seu cadastro no Google Meu Negócio. Trata-se de uma ferramenta gratuita que possibilita que você seja encontrado com mais facilidade.


Assim como no caso de um fabricante de chaveiro personalizado acrílico, você pode incluir os dados de seu consultório e permitir comentários de usuários, horário de funcionamento e dados para contato.


Ainda é possível incluir fotos do estabelecimento, criar eventos e fazer outras alterações para que você seja facilmente encontrado.

5 - Investir em marketing de conteúdo

Uma das principais estratégias de marketing digital  é o marketing de conteúdo, e ele é muito importante para atrair, engajar e converter clientes. 


Por meio dessa técnica, o neurologista pode melhorar sua classificação nos resultados de pesquisa e conseguir mais tráfego para o site.


Quando você quer obter informações sobre qualquer assunto, como jaleco médico, basta pesquisar na internet para descobrir empresas que vendem este produto.


As pessoas fazem a mesma coisa quando querem encontrar um bom médico ou quando apresentam um sintoma anormal no dia a dia.


Por conta disso, você precisa estar presente, oferecendo informações úteis para o seu público, o que permite se destacar e conquistar mais credibilidade no mercado.


Os materiais que você produz podem trazer dados relacionados a procedimentos médicos, dicas de saúde, além de falar sobre qualidade de vida.


Muito mais do que levar informações para as pessoas, essa prática também ajuda a direcionar tráfego, conquistar a confiança de muitos visitantes, tornar o seu nome mais conhecido e melhorar as conversões.


Assim como no caso de uma empresa de comunicação visual, os conteúdos podem assumir diferentes formatos, como vídeos, áudios, textos, imagens, infográficos, entre outros.

6 - Estar presente nas redes sociais

Para qualquer profissional, as redes sociais são uma maneira de se aproximar ainda mais do seu público-alvo e criar um vínculo promissor com essas pessoas.


Isso acontece porque o neurologista consegue estreitar o relacionamento com os seus pacientes e possíveis pacientes, visto que são excelentes plataformas para disseminar conhecimento sobre variados assuntos.


O médico também pode utilizar as redes sociais para se comunicar com outros médicos, para assim ampliar a sua rede de contatos.

Conclusão

O marketing digital é essencial para os profissionais de saúde, principalmente para os neurologistas que precisam se comunicar de maneira mais assertiva com o seu público.


Como vimos, existem várias estratégias que podem ser colocadas em prática, todas elas respeitam as normas impostas pelo CFM.


A base para fazer uma boa estratégia de marketing digital médico é procurar levar informações relevantes e de qualidade para as pessoas.


Tendo em vista que os usuários procuram tudo relacionado à saúde na internet, esclarecer essas pessoas é a melhor forma de construir sua imagem profissional, despertar o interesse delas e conquistar sua confiança.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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