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agência de marketing médico
10 de setembro de 2021

Marketing digital para médicos cardiologistas

Marketing digital para cardiologistas
As ferramentas digitais representam uma revolução na comunicação que toca todas as áreas do cotidiano, desde a entrega de alimentos até a realização de consultas médicas, forçando segmentos da saúde e cardiologistas a aderir ao marketing digital. 

Sendo um setor do vasto campo de marketing voltado ao estudo do impulsionamento de conteúdo online.

O marketing digital transforma eventos de sucesso em instrumentos de medição e técnicas de implantação verificáveis em diferentes plataformas virtuais. 

Desde a observação dos meios de atração de novos clientes até a busca pelas variáveis que definem a retenção de consumidores antigos.

Ele é essencial para o desenvolvimento do comércio em sites e redes sociais de todo tipo. 

Na área de saúde, o marketing digital auxilia médicos de todas as especialidades a comunicar-se de maneira mais eficaz com seus pacientes. 

Seus métodos incluem a pesquisa de público, suas necessidades e tendências sazonais. 

A presença mais ativa de profissionais da saúde na publicação de artigos em sites e nas redes sociais atende uma demanda crescente por informação de fácil alcance, retrato de uma audiência que exige o detalhamento de dados sobre o que come ou faz. 

O crescimento de doenças crônicas causadas por maus hábitos diários como sedentarismo e má alimentação estimula um contato mais íntimo com os aparelhos de atendimento à saúde, de modo a facilitar mudanças de comportamento para prevenção. 

Segundo dados oficiais, a população obesa representou, em 2019, pouco mais de 20% do país, cerca de quarenta milhões de habitantes. 

A condição de risco para hipertensão e diabetes jogou os índices das doenças para o patamar de 24,5% e 7,4%, respectivamente. 

A incidência de transtornos mentais e doenças psicossomáticas também aumentou na era digital. Mantendo-se em altos patamares de 20 a 25%, o mal estar emocional atinge ¼ de uma grande amostra de indivíduos. 

Neste cenário, onde há abundância de informação disponível online junto à incidência de doenças que exigem acompanhamento médico constante, a presença de médicos nestes espaços garante a idoneidade dos dados veiculados e a resolução de dúvidas. 

Atendimento eficaz de demandas

Introduzir noções de marketing digital nas especialidades médicas é um modo inteligente de aumentar a rentabilidade de um negócio voltado para esta área, um resultado causado, entre outros aspectos, pela facilidade de atendimento e abordagem de demandas. 


Solucionando as principais reclamações do público quando se trata de atendimento à saúde, desde consultórios de cardiologia até clínica de fisioterapia.


As demandas atendidas pelo marketing digital estão relacionadas aos problemas seguintes: 


  • Dificuldade para agendamento de consultas;
  • Divergência de preços e outras informações; 
  • Atraso na entrega de exames; 
  • Filas de espera; 
  • Comportamento do profissional.


Abordar as maiores demandas do público é fundamental para alcançar um grande poder de propulsão nas ferramentas digitais. 


O fluxo de acessos é orquestrado pelos assuntos de maior relevância entre o público, onde alguns temas mantêm-se estáveis e outros variam. 


Cada profissional pode utilizar-se dos instrumentos de rastreio de acessos como a análise de palavras-chave, método do marketing digital para definir uma estratégia que otimize o conteúdo para plataformas de indexação de endereços web. 


Para o cardiologista, temas relacionados às doenças mais comuns que interferem no funcionamento do sistema cardiovascular, como as supracitadas hipertensão e diabetes, compõem o conjunto de buscas mais assíduas para a área. 


Construindo um plano de ações em folder de apresentação que aborde os assuntos de maior interesse, o cardiologista pode publicar artigos, vídeos explicativos, infográficos e muitos outros meios de comunicação com o público. 


Para empreendimentos independentes, como pequenos consultórios médicos, uma identidade forte nas plataformas online é decisiva para o sucesso do negócio, sem a qual é difícil criar uma base rentável de clientes. 

Marketing digital aplicado à cardiologia

Criar um diferencial de um negócio médico, solucionando os problemas associados ao atendimento de saúde e criando uma identidade e reputação de marca que se sobressaia em um mercado concorrido exige a implantação de medidas de marketing digital. 



Muitos dos métodos analisados abaixo podem se aplicar em todas as especialidades, diferenciando-se apenas pela adaptação ao público abordado e aos temas discorridos, garantindo a personalização do conteúdo, essencial para a estratégia.

Dados de fácil acesso

Um dos fatores que mais dificultam a credibilidade de uma imagem de marca é a baixa disponibilização de dados relacionados ao estabelecimento nos canais oficiais da empresa ou profissional independente. Isso inclui a presença da empresa em vários espaços. 


Para desenvolver um bom fluxo de acessos, é importante que o profissional cardiologista não restrinja sua presença a apenas uma plataforma, como uma rede social, mas mantenha sua presença em diversos canais, como forma de facilitar o acesso do público. 


Um site, por exemplo, permite a publicação de longos artigos e o detalhamento dos serviços prestados, assim como os profissionais que atendem o paciente. 


Um centro de especialidades médicas pode exibir um quadro de clínicos e suas credenciais. 


Cada informação relacionada aos profissionais disponíveis, horários e preços deve dispor de um canal de comunicação de fácil acesso, como um telefone de contato. 


O endereço do estabelecimento deve estar bem demarcado em mapas e anexos de localização. 


Para facilitar o acesso, o profissional ou empreendimento voltado para a cardiologia aplica técnicas de SEO, sigla para Search Engine Optimization ou otimização para motores de busca, um procedimento que consiste no uso de palavras-chave para indexadores. 


Cada plataforma de busca organiza os resultados de cada pesquisa com base nas palavras-chave rastreadas em publicações de sites, redes sociais e quaisquer interfaces exibidas em endereços de rede. 


A busca por remédios manipulados pode provocar a criação de um artigo que explique os efeitos de determinados compostos químicos, presentes nos remédios mais comuns, sobre o desempenho do coração ou da circulação vascular. 


A presença de palavras-chave relevantes nos canais oficiais de uma clínica de cardiologia, estimula os algoritmos que indexam resultados de busca a interpretar o endereço do estabelecimento como conteúdo de alta relevância, exibindo-o nos primeiros resultados. 


O maior impacto sobre a credibilidade e a boa reputação para profissionais e consultórios de cardiologia está associado ao alcance rápido de informações relevantes, como preço, localização, horários e metodologia, essenciais para o fechamento de um negócio. 


O paciente que busca por este tipo de atendimento nas plataformas online não tolera a falta de dados, especialmente quando há uma divergência entre estes, desistindo de contratar um serviço de um estabelecimento que apresenta estas características. 

Aquisição de um domínio próprio

Fundamental para a construção de uma imagem de profissionalismo, os estabelecimentos de cardiologia devem investir na aquisição de um domínio próprio. 


Domínio é o nome designado aos endereços web exclusivos, vendidos em plataformas especializadas. Mediante o pagamento de uma taxa mensal ou anual, é possível registrar um link exclusivo ponto com. 


Um estabelecimento de cardiologia aplicada a saúde ocupacional encontra em um site de domínio próprio um canal pelo qual se conectam todos os locais de atendimento online da marca, incluindo perfis em redes sociais, telefones e janelas de mensagem instantânea. 

Marca visual

Todo empreendimento precisa de uma marca visual que se comunique com o cliente no primeiro contato. 


Composta por uma logotipo e slogan, o registro visual de um negócio é um identificador que deve garantir a memorização de sua imagem para o consumidor. 


A coerência estética da marca visual é importante por se tratar de um registro que estampará vitrines, letreiros de consultórios, cartões de visita, sites e redes sociais oficiais do negócio. Sua confecção se dá com a contratação de serviços gráficos


A contratação de um ente especializado confere a harmonia estética e o acabamento profissional do logotipo, um processo que envolve a escolha correta de cores, desenhos e fontes de texto. A imagem visual deve ser forte sem contudo ser carregada. 


O estudo da influência das cores sobre a percepção do público influencia a seleção de tons para diversos tipos de empreendimentos. 


Empresas voltadas ao atendimento da saúde comumente usam azul e verde em suas marcas visuais, por exemplo. 

No entanto, as possibilidades são extensas. O estabelecimento de cardiologia pode criar um diferencial no posicionamento de seu nome por meio de uma marca visual criativa, exibida em banners personalizados para clientes e parceiros. 

Automação para atendimento

A demora no atendimento, elemento causador da formação de filas de espera, figura entre as maiores fontes de reclamação por aqueles que buscam assistência médica. 


O perfil de cliente que busca tais serviços necessita de uma abordagem rápida e proativa. 


Quando se trata da cardiologia, ramo que lida com doenças potencialmente letais para o ser humano, a rapidez no atendimento se torna ainda mais imperativa. 


O fluxo de pacientes pode conter exames de rotina, casos de dores ou acidentes graves. 


A aplicação de ferramentas automáticas no atendimento virtual é um modo de segmentar o volume de pedidos de consulta entre casos mais e menos graves, conferindo as prioridades necessárias a cada paciente em um computador novo


Interfaces de mensagens instantâneas permitem a exibição de um painel de informações rápidas, como o agendamento de horários e quadro de preços, poupando recursos com profissionais e reduzindo em mais da metade o tempo de atendimento. 


Ferramentas que permitem a automatização de mensagens estão disponíveis em muitos aplicativos para integração às redes sociais, por exemplo. 


O empreendimento pode também investir em profissionais especializados caso deseje uma estrutura técnica maior.

Conclusão

A cardiologia é um serviço de grande demanda entre a população, aspecto que pode ser utilizado pelo marketing digital em favor de profissionais e empreendimentos da área. Sua implantação exige poucos recursos, barateando o processo. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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