Introduzir noções de marketing digital nas especialidades médicas é um modo inteligente de aumentar a rentabilidade de um negócio voltado para esta área, um resultado causado, entre outros aspectos, pela facilidade de atendimento e abordagem de demandas.
Solucionando as principais reclamações do público quando se trata de atendimento à saúde, desde consultórios de cardiologia até clínica de fisioterapia.
As demandas atendidas pelo marketing digital estão relacionadas aos problemas seguintes:
Abordar as maiores demandas do público é fundamental para alcançar um grande poder de propulsão nas ferramentas digitais.
O fluxo de acessos é orquestrado pelos assuntos de maior relevância entre o público, onde alguns temas mantêm-se estáveis e outros variam.
Cada profissional pode utilizar-se dos instrumentos de rastreio de acessos como a análise de palavras-chave, método do marketing digital para definir uma estratégia que otimize o conteúdo para plataformas de indexação de endereços web.
Para o cardiologista, temas relacionados às doenças mais comuns que interferem no funcionamento do sistema cardiovascular, como as supracitadas hipertensão e diabetes, compõem o conjunto de buscas mais assíduas para a área.
Construindo um plano de ações em folder de apresentação que aborde os assuntos de maior interesse, o cardiologista pode publicar artigos, vídeos explicativos, infográficos e muitos outros meios de comunicação com o público.
Para empreendimentos independentes, como pequenos consultórios médicos, uma identidade forte nas plataformas online é decisiva para o sucesso do negócio, sem a qual é difícil criar uma base rentável de clientes.
Criar um diferencial de um negócio médico, solucionando os problemas associados ao atendimento de saúde e criando uma identidade e reputação de marca que se sobressaia em um mercado concorrido exige a implantação de medidas de marketing digital.
Muitos dos métodos analisados abaixo podem se aplicar em todas as especialidades, diferenciando-se apenas pela adaptação ao público abordado e aos temas discorridos, garantindo a personalização do conteúdo, essencial para a estratégia.
Um dos fatores que mais dificultam a credibilidade de uma imagem de marca é a baixa disponibilização de dados relacionados ao estabelecimento nos canais oficiais da empresa ou profissional independente. Isso inclui a presença da empresa em vários espaços.
Para desenvolver um bom fluxo de acessos, é importante que o profissional cardiologista não restrinja sua presença a apenas uma plataforma, como uma rede social, mas mantenha sua presença em diversos canais, como forma de facilitar o acesso do público.
Um site, por exemplo, permite a publicação de longos artigos e o detalhamento dos serviços prestados, assim como os profissionais que atendem o paciente.
Um centro de especialidades médicas pode exibir um quadro de clínicos e suas credenciais.
Cada informação relacionada aos profissionais disponíveis, horários e preços deve dispor de um canal de comunicação de fácil acesso, como um telefone de contato.
O endereço do estabelecimento deve estar bem demarcado em mapas e anexos de localização.
Para facilitar o acesso, o profissional ou empreendimento voltado para a cardiologia aplica técnicas de SEO, sigla para Search Engine Optimization ou otimização para motores de busca, um procedimento que consiste no uso de palavras-chave para indexadores.
Cada plataforma de busca organiza os resultados de cada pesquisa com base nas palavras-chave rastreadas em publicações de sites, redes sociais e quaisquer interfaces exibidas em endereços de rede.
A busca por remédios manipulados pode provocar a criação de um artigo que explique os efeitos de determinados compostos químicos, presentes nos remédios mais comuns, sobre o desempenho do coração ou da circulação vascular.
A presença de palavras-chave relevantes nos canais oficiais de uma clínica de cardiologia, estimula os algoritmos que indexam resultados de busca a interpretar o endereço do estabelecimento como conteúdo de alta relevância, exibindo-o nos primeiros resultados.
O maior impacto sobre a credibilidade e a boa reputação para profissionais e consultórios de cardiologia está associado ao alcance rápido de informações relevantes, como preço, localização, horários e metodologia, essenciais para o fechamento de um negócio.
O paciente que busca por este tipo de atendimento nas plataformas online não tolera a falta de dados, especialmente quando há uma divergência entre estes, desistindo de contratar um serviço de um estabelecimento que apresenta estas características.
Fundamental para a construção de uma imagem de profissionalismo, os estabelecimentos de cardiologia devem investir na aquisição de um domínio próprio.
Domínio é o nome designado aos endereços web exclusivos, vendidos em plataformas especializadas. Mediante o pagamento de uma taxa mensal ou anual, é possível registrar um link exclusivo ponto com.
Um estabelecimento de cardiologia aplicada a
saúde ocupacional encontra em um site de domínio próprio um canal pelo qual se conectam todos os locais de atendimento online da marca, incluindo perfis em redes sociais, telefones e janelas de mensagem instantânea.
Todo empreendimento precisa de uma marca visual que se comunique com o cliente no primeiro contato.
Composta por uma logotipo e slogan, o registro visual de um negócio é um identificador que deve garantir a memorização de sua imagem para o consumidor.
A coerência estética da marca visual é importante por se tratar de um registro que estampará vitrines, letreiros de consultórios, cartões de visita, sites e redes sociais oficiais do negócio. Sua confecção se dá com a contratação de serviços gráficos.
A contratação de um ente especializado confere a harmonia estética e o acabamento profissional do logotipo, um processo que envolve a escolha correta de cores, desenhos e fontes de texto. A imagem visual deve ser forte sem contudo ser carregada.
O estudo da influência das cores sobre a percepção do público influencia a seleção de tons para diversos tipos de empreendimentos.
Empresas voltadas ao atendimento da saúde comumente usam azul e verde em suas marcas visuais, por exemplo.
No entanto, as possibilidades são extensas. O estabelecimento de cardiologia pode criar um diferencial no posicionamento de seu nome por meio de uma marca visual criativa, exibida em banners personalizados para clientes e parceiros.
A demora no atendimento, elemento causador da formação de filas de espera, figura entre as maiores fontes de reclamação por aqueles que buscam assistência médica.
O perfil de cliente que busca tais serviços necessita de uma abordagem rápida e proativa.
Quando se trata da cardiologia, ramo que lida com doenças potencialmente letais para o ser humano, a rapidez no atendimento se torna ainda mais imperativa.
O fluxo de pacientes pode conter exames de rotina, casos de dores ou acidentes graves.
A aplicação de ferramentas automáticas no atendimento virtual é um modo de segmentar o volume de pedidos de consulta entre casos mais e menos graves, conferindo as prioridades necessárias a cada paciente em um computador novo.
Interfaces de mensagens instantâneas permitem a exibição de um painel de informações rápidas, como o agendamento de horários e quadro de preços, poupando recursos com profissionais e reduzindo em mais da metade o tempo de atendimento.
Ferramentas que permitem a automatização de mensagens estão disponíveis em muitos aplicativos para integração às redes sociais, por exemplo.
O empreendimento pode também investir em profissionais especializados caso deseje uma estrutura técnica maior.
A cardiologia é um serviço de grande demanda entre a população, aspecto que pode ser utilizado pelo marketing digital em favor de profissionais e empreendimentos da área. Sua implantação exige poucos recursos, barateando o processo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog
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