Atualmente, para conquistar melhores resultados dentro de um estabelecimento é necessário investir em divulgação, como o marketing para oftalmologistas, por exemplo.
Com o avanço dos planos de saúde e de outras empresas focadas no oferecimento de serviços médicos, conseguir conquistar uma fatia desse mercado tem sido cada vez mais desafiador.
Diante disso, nada mais necessário do que buscar soluções eficazes em termos de publicidade e divulgação.
De maneira que seja possível atrair um maior número de pessoas e de pacientes interessados nesse tipo de serviço.
A área da saúde que trata os olhos é a oftalmologia, e há diversos procedimentos que podem ser de interesse geral, pois eles podem resolver problemas variados, trazendo maior qualidade de vida para quem recorre a esses serviços.
No entanto, como em qualquer segmento de atuação, é fundamental marcar presença para que os potenciais clientes saibam que o seu consultório existe e que ele pode oferecer serviços indispensáveis para eles.
De fato, assim como a medicina do trabalho é uma área que presta atendimentos importantes para as pequenas e as grandes empresas, um oftalmologista é um médico essencial para quem precisa cuidar dos olhos.
Nesse sentido, quem procura pelos procedimentos médicos da área deve ter facilidade de encontrar o consultório em suas pesquisas, justamente para que possa entrar em contato e agendar uma visita.
Sendo assim, aqui entra a pergunta necessária sobre qual foi a última vez que pensou ou realizou investimentos em marketing para o seu público?
Caso a resposta não esteja na ponta da língua, certamente, é porque esse é um assunto urgente para a clínica.
Portanto, para entender a importância desse tema, conhecer melhor sobre o marketing para oftalmologistas e aprender algumas dicas sobre como aplicá-lo para obter bons resultados, siga na leitura deste conteúdo.
Quem já precisou organizar uma feira ou festa certamente teve que recorrer a uma série de prestadores de serviços para montar o espaço da forma ideal.
Provavelmente, uma das maneiras de encontrar bons fornecedores foi pedir indicações para pessoas próximas.
Outra forma possível de se encontrar uma empresa especializada em aluguel de tendas para eventos, por exemplo, é encontrar anúncios do estabelecimento em locais como a internet.
De fato, hoje qualquer empresário que queira obter mais resultados deve ter em mente que quem não é visto não é lembrado.
Nesse sentido, nada mais efetivo do que investir em marketing, conquistando assim maior visibilidade.
Na área da saúde isso não é diferente, é verdade que existem limitações em termos de divulgação, justamente porque a profissão está diretamente relacionada à vida.
Em outras palavras, a ética é um fator indispensável em qualquer campanha de marketing.
No entanto, é preciso considerar que existe a possibilidade de ser encontrado mais facilmente quando o consultório possui uma visibilidade maior.
Afinal, uma empresa de serviços terceirizados que esteja montada em um estabelecimento em uma avenida movimentada vai ter mais visitas e clientes do que aquela que está no último andar de um prédio, sem nem ao menos uma fachada de identificação.
Dessa forma, estar devidamente presente no mundo virtual é fundamental para que o oftalmologista conquiste o seu espaço nesse universo que é a internet.
Qualquer campanha de marketing precisa ser desenvolvida de forma personalizada para o estabelecimento, principalmente, para aqueles da área médica.
Isso porque o CFM (Conselho Federal de Medicina) estipula regras de publicidade.
Uma das limitações que o Manual de Publicidade Médica desenvolvido pelo CFM indica é a restrição no uso de fotos de pacientes.
Outro limite imposto é o da garantia de resultados, assim como expressões sensacionalistas e títulos médicos não registrados.
Tudo isso visa justamente que qualquer potencial paciente de uma clínica de oftalmologia tenha a tranquilidade de escolher um profissional competente e atuante de maneira ética dentro da sua área.
De fato, a conquista de novos pacientes é uma necessidade para qualquer consultório, principalmente para aqueles que acabaram de realizar investimentos na estrutura, tanto em termos de equipamentos quanto de moveis para consultório.
Todavia, ao contrário do que se pode imaginar em um primeiro momento, há vários recursos simples e amplamente conhecidos no marketing digital que podem ser utilizados nas campanhas médicas.
Alguns deles são:
Esses são alguns dos principais recursos do marketing digital para os oftalmologistas e para outros profissionais da saúde, que podem fazer toda a diferença dentro de um planejamento de publicidade.
Ao apostar em ferramentas de divulgação como as mencionadas acima, é possível conquistar uma boa visibilidade na internet, de modo geral, ampliando as chances de ser visto pelo público interessado nos serviços médicos para os olhos.
Por isso, pode-se dizer com tranquilidade que o marketing digital para os oftalmologistas se trata de uma necessidade e de um recurso que possibilita a conquista de novos pacientes de maneira simples, eficiente e prática.
Afinal, assim como existem pessoas buscando por um
centro de especialidades médicas nos buscadores e nas redes sociais, há também pacientes em busca de uma clínica de oftalmologia próxima deles.
Depois de entender o que é o marketing digital e a importância dele para os oftalmologistas, é também necessário saber quais ações podem ser tomadas e utilizadas dentro de um planejamento de marketing médico.
Como é sabido, cada vez mais as pessoas passam parte do seu dia navegando na internet e de modo especial, pelos seus smartphones.
Sendo assim, é essencial que a clínica seja vista por esse público, conquistando a atenção dele. Uma forma eficiente de fazer isso é investindo em um site responsivo.
Quem já acessou uma página virtual que não enquadrou corretamente na tela do celular sabe o quanto esse é um dos motivos para se abandonar o endereço da web.
Sendo assim, do mesmo modo que um funcionário pode entrar no site de uma clínica para agendar o seu exame periódico trabalhista, um paciente da clínica de oftalmologia deve conseguir utilizar o site com eficiência e sem dificuldades.
Esse ajuste do site não só torna a usabilidade mais agradável, como também garante que o visitante consiga visualizar cada serviço oferecido pela clínica, ganhando mais confiança no estabelecimento.
A maioria das pessoas que está navegando na internet hoje passa várias horas do seu dia ou semana nas redes sociais.
Por isso, elas se tornaram plataformas indispensáveis para a divulgação de clínicas médicas.
Ter perfis ativos e atualizados nas redes é de suma importância, mas um recurso que pode trazer melhores resultados é o anúncio nessas plataformas.
Isso porque eles estão presentes de maneira distribuída nessas páginas, impactando os usuários.
Justamente por isso, tal como uma clínica promove um exame clínico admissional, um oftalmologista pode utilizar os anúncios das redes sociais para alcançar mais pessoas e de uma forma mais direcionada.
Isso porque é possível configurar os anúncios dessas plataformas levando em consideração as características do público-alvo, e com isso, eles são vistos por pessoas que estão interessadas no tipo de serviços oferecido pela clínica.
Levando em conta que as pessoas aproveitam a facilidade oferecida pela internet, é cada vez mais comum que elas façam pesquisas sobre médicos e procedimentos antes de agendar uma consulta.
Dessa forma, é fácil prever que a clínica de oftalmologia que aborda nos seus posts procedimentos comuns da área, como exame de vista, cirurgia de olhos, catarata e até transplante de córnea, terá um número de visitantes maior que a concorrência.
Afinal, além de ajudar os pacientes a entenderem melhor sobre o funcionamento de cada procedimento, esse tipo de ação de marketing ajuda a criar autoridade, mostrando que os profissionais da clínica conhecem bem a área e podem oferecer um ótimo atendimento.
Ao seguir dicas como as mencionadas acima, as chances de conquistar mais pacientes cresce consideravelmente, mostrando assim os motivos pelos quais o marketing digital deve ser usado por oftalmologistas.
Resumindo, se antes o uso de um totem sinalização ou a panfletagem eram amplamente usados para se ter sucesso nas campanhas de divulgação, hoje eles recebem o reforço da publicidade virtual em diferentes segmentos.
Na área médica isso não é diferente, portanto, nada mais apropriado do que investir em marketing digital para conquistar novos pacientes para o consultório.
Por isso, se você é oftalmologista e quer que a sua clínica cresça de modo eficaz, não deixe de seguir os conselhos presentes neste conteúdo e desfrute das vantagens que só o marketing digital pode trazer em tempos cada vez mais modernos.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog
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