A persona pode ser compreendida como a representação fictícia de uma pessoa ou figura que comunique uma ideia, preferência ou particularidade de um negócio. No marketing, é utilizado para que possam ser criados conteúdos focados nesse grupo específico.
Por exemplo, uma clínica de
atendimento médico domiciliar tem como persona um homem de 70 anos, cardíaco, de classe média alta, viúvo, que toma remédios todos os dias e quase sempre é internado por conta da saúde frágil.
Nesse exemplo podemos entender que a persona não se atem a uma ou duas informações, mas sim, à uma caracterização completa, que configura uma generalização de parte significativa dos pacientes daquele lugar.
Os principais pontos de reflexão na hora de criar uma persona são:
Dessa forma, fica mais fácil entender de que forma comunicacional é possível se relacionar com esse público, criando conteúdos informacionais, viabilizando atendimentos e condições especiais, assim como entendendo de que forma é possível ajudar essas pessoas.
Por exemplo, sabendo quem é seu público e quais são as necessidades dele, torna-se mais simples, de acordo com o exemplo anterior, oferecer promoções em exames como eletrocardiograma do que em
limpeza de pele profunda com extração, por exemplo.
É importante entender que a persona criada é um personagem, um símbolo genérico. Ou seja, não necessariamente todos os clientes serão como essa pessoa, mas a partir da compreensão de como funciona com a maioria é que as estratégias podem ser criadas.
Também se torna ainda mais fácil compreender o que este público específico não deseja, quais são os gostos e desgostos dele relacionando suas dificuldades ao cenário médico atual. Dessa maneira, soluções podem ser implementadas, como
entrega de documentos.
O conceito de persona pode parecer bastante com público-alvo, e de certa forma não deixam de estar conectados. Mas, você verá a seguir que saber a diferença entre ambos é essencial na prática de estratégias de marketing.
O público-alvo de um negócio, geralmente pode ser encontrado por meio de pesquisas, análise de dados e estudo de mercado, que possibilitam encontrar quais são os clientes e consumidores que mais necessitam daquele produto ou serviço.
Por exemplo, podemos entender que o principal público de uma clínica focada
em
plano alimentar para emagrecer são mulheres de 28 a 45 anos, de classe média, que estão em redes sociais como o Instagram e o Facebook.
Quando traçamos a persona desse mesmo empreendimento, encontramos um outro tipo de resultado, embora ainda alinhado com o resultado de público encontrado.
Neste caso, temos uma mulher de 35 anos, solteira, trabalhadora de carteira assinada, que está um pouco acima do peso e tem sérias preocupações estéticas com o corpo, o que faz com que ela busque constantemente médicos para consultas.
Dessa forma, é possível perceber que a persona se encaixa dentro do público-alvo, mas se mostra um tanto mais humana, como uma personificação prática daquilo que uma empresa encontra através de números e levantamentos de dados.
Logo, a persona simboliza uma proximidade com o mundo real, criando um contexto que vai além de uma idade, gênero e classe social. Dentro dessa criação estão envolvidos gostos, desejos, anseios e características que englobam um público em geral.
É importante ressaltar que ambas as informações são de grande importância para as equipes responsáveis pelo marketing e estratégias para conseguir mais clientes para um negócio, mesmo que cada um siga uma ideia diferente e entendimento do cliente.
Assim como dito anteriormente, englobar todos os clientes, ou seja, o público-alvo em um tipo de característica, não é algo viável, embora sirva como uma métrica próxima para saber como lidar com determinados tipos de públicos.
Em clínicas médicas, ou em qualquer tipo de atendimento que envolva a área da saúde, os pacientes, no geral, estão divididos por especialidades que mais desejam atenção por conta de prevenção ou problemas que já tiveram, procurando então por atendimentos.
Sobre essa procura, é possível entender que nada mais funciona como antigamente. Antes, consultórios médicos eram quase sempre frequentados por pessoas que haviam recebido indicações de conhecidos e parentes, ou até mesmo encontrado por meio de anúncios.
Até pouco tempo atrás, tínhamos o costume de conhecer novos médicos procurando em outros consultórios, como por exemplo, uma pediatra que disponibiliza
cartão de visita psicologo
no balcão de entrada do seu consultório.
Mesmo que essa forma de divulgação ainda aconteça, entendemos que hoje em dia os meios de propagandas são outros, e nem sempre contamos com a descoberta de uma clínica por meio de indicação de familiares, mas sim, por meio da
internet e redes sociais.
É nessa questão que entra o marketing voltado para clínicas médicas. Para continuarem agregando ainda mais pacientes aos às suas clínicas, muitos médicos começaram a disponibilizar comunicações online.
Ou seja, passaram a ser menos investidas
placas informativas personalizadas e mais serviços de marketing digital, auxiliando a clínica a entender sua persona ideal e a criar estratégias digitais que trouxessem esse público para mais perto.
Faz parte dessa estratégia, então, estabelecer uma compreensão de persona, justamente para comunicar cada vez mais diretamente e disponibilizar tanto informações como serviços que sejam os mais próximos das prioridades desses públicos.
Com a criação dessa humanização, agências de marketing especializadas em serviços para clínicas médicas passaram a entender melhor as demandas desse público, bem como sua linguagem própria, meios de comunicação, principais conteúdos, dentre outros.
Por exemplo, um consultório de uma ginecologista tem como persona uma mulher de 30 anos, casada, sem filhos, que utiliza algum tipo de anticoncepcional mas está insatisfeita, e pretende mudar. Ela não pretende engravidar e tem medo de adquirir alguma doença.
Dentre os conteúdos que podem ser criados nas redes sociais dessa clínica para conversar com esse público estão postagens sobre
aplicação enzima, informações sobre doenças, métodos contraceptivos e eventuais promoções para incentivar essa possível paciente.
Essas estratégias são eficazes para empresas que desejam modificar aos poucos o foco de seus clientes, agregando públicos mais próximos do que é oferecido, como no caso de uma clínica geral, que deseja focar em pessoas mais jovens, atendendo menos idosos.
Entre os principais benefícios com o uso de estratégias de personas para médicos estão a aquisição de públicos cada vez mais fiéis e conectados com o que uma clínica trabalha, conteúdos mais próximos do seu objetivo, que demonstram autoridade na área.
Tudo acontece conforme uma linha do tempo, da qual a partir da mudança de comunicação, é possível alcançar o público certo, e também agregar à relação médico e paciente uma proximidade trazida por postagens informacionais.
Dessa maneira, podemos entender que clínicas médicas podem utilizar as personas, ainda, para trabalhar em prol da saúde, justamente por darem ênfase a assuntos de suas áreas, que conversam de forma próxima com quem está nas redes.
Para implementar os benefícios do interesse do público e da fidelização, procure sempre incorporar às apresentações e tirar dúvidas nas redes sociais os colaboradores da clínica, apresentando dicas e mostrando a
credencial de pvc
como garantia.
Por fim, é interessante que você tenha em mente que os resultados serão ainda mais garantidos se você trabalhar com um tipo de persona específica, ao invés de dois ou mais.
Isso porque, trabalhar com um público específico pode ser mais interessante do que fazer o mesmo com outros, ainda que seu negócio atenda a pessoas diferentes.
Por exemplo, se você trabalha com oftalmologia, e atende públicos que vão de crianças até idosos, continue exercendo essa prática, mas procure, pelo menos no começo de sua estratégia, pensar conteúdos voltados para um público específico.
Lembre-se que quanto mais específico você é, tanto em suas estratégias como em suas formas de trabalho, mais clientes ideais você poderá conseguir, agregando reconhecimento por ser especialistas nesse segmento e também autoridade na área.
A persona é, comprovadamente, a melhor estratégia para conseguir alcançar um público ideal, fiel e cada vez mais interessado na área de atuação de uma clínica. Dessa forma, é possível criar relações, ao mesmo tempo em que atrai clientes e aumenta sua renda.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog
Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
QUERO TER MAIS PACIENTES NO MEU CONSULTÓRIO
CONFIRA MAIS POSTS DA KOP MÉDICO