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29 de janeiro de 2021

Redes sociais para médicos: vale a pena investir?

Redes sociais para médicos: vale a pena investir?
A internet trouxe uma série de recursos que se tornaram indispensáveis para facilitar a rotina das pessoas. Mesmo na área da saúde, as redes sociais para médicos se mostram uma boa oportunidade de conquista de autoridade e de relacionamento com o público. 

Que as mídias sociais são parte da rotina da grande maioria das pessoas hoje, disso ninguém duvida. É por ali que elas realizam diversas atividades, como a leitura de notícias, o contato com amigos, conhecem novas marcas, etc. 

É também um meio para que possam encontrar boas referências de profissionais ou empresas dos mais diversos segmentos, seja uma gráfica que produza cartão de visita colorido ou um cardiologista.

De fato, as redes sociais se tornaram ferramentas necessárias para o dia a dia, pois oferecem um suporte completo até mesmo no relacionamento de uma marca com os seus clientes, tanto por meio dos comentários quanto por mensagens privadas. 

Assim, é comum que ao navegar na internet e entrar no site de um estabelecimento, o potencial consumidor aproveite os botões disponíveis na página para ir até as mídias sociais da companhia e conhecer melhor o seu trabalho por meio das postagens feitas. 

Nesse sentido, não apenas criar, mas também manter o perfil sempre atualizado e pronto para oferecer bons conteúdos para os usuários pode trazer benefícios importantes, como fazer com que eles se tornem seguidores e possíveis clientes. 

Mas, e para quem atua na área médica? A verdade é que as redes sociais podem ser um bom investimento para que os profissionais da saúde consigam otimizar o seu trabalho e garantir que mais pessoas possam conhecê-lo. 

Se você é médico, mas ainda não está atuando nessas plataformas pela dúvida sobre a eficiência desse recurso, saiba que essa é uma oportunidade de crescimento profissional que merece ser explorada. 

Para entender melhor os motivos pelos quais vale a pena investir em uma atuação nas redes sociais, siga na leitura deste conteúdo e conheça mais sobre a importância das mídias sociais e algumas dicas para fazer um bom trabalho nelas.

A importância das redes sociais

Qualquer empresa que deseja promover o seu trabalho hoje deve apostar nos principais recursos disponíveis para isso: panfletagem, envio de flyer digital, criação de site, disparo de e-mail marketing e, principalmente, presença nas redes sociais. 


A internet trouxe vantagens interessantes para empresários que reconhecem a necessidade do marketing para o crescimento dos seus negócios, e as mídias sociais vieram para facilitar ainda mais esse elemento.


Isso porque elas promovem benefícios como:


  • Relacionamento mais próximo com os clientes;
  • Aumento de visibilidade para a marca;
  • Ganho de autoridade;
  • Construção de uma boa reputação digital;
  • Entre outros.


A facilidade com a qual é possível realizar uma comunicação com o público é um dos pontos fortes das redes sociais, e por isso elas se tornam indispensáveis para o crescimento de uma marca. 


Ao mesmo tempo, por ter uma grande quantidade de usuários cadastrados, elas fazem com que mais pessoas saibam da empresa, de modo que um estabelecimento especializado em
manutenção em hospital, por exemplo, aumenta a sua visibilidade de forma prática. 


As postagens realizadas nas plataformas e a interação com os seguidores auxiliam qualquer empresa na conquista de autoridade no seu segmento, e a se tornar uma referência no mercado. 


Por fim, tudo isso ajuda na criação de uma boa reputação digital, o que auxilia de maneira fundamental para que uma empresa consiga atrair e captar mais clientes. 


Não à toa, é cada vez mais comum encontrar companhias que investem fortemente nas suas redes, conquistando assim um bom desenvolvimento da sua marca.

O papel das redes sociais para médicos

Depois de entender a importância das redes sociais para empresas de diferentes segmentos, é fundamental saber os motivos pelos quais elas se tornaram um bom recurso também para os médicos. 


Como é sabido, as pessoas procuram se informar sobre os mais diversos assuntos na internet. Assim, ao ouvir falar sobre
homeopatia para sinusite, é por meio de uma pesquisa virtual que ela poderá encontrar respostas para as suas dúvidas. 


Nesse ponto, se ela encontra uma página na rede social onde um profissional da área médica fala mais sobre o tema, certamente ela vai querer acompanhá-la mais de perto, conseguindo, assim, aprofundar o seu conhecimento sobre os procedimentos. 


Além disso, ao usar essas plataformas, o médico se torna um profissional mais acessível, que pode interagir de forma próxima com o seu público e conquistar admiradores, que vão querer desfrutar do seu trabalho. 


A mãe de uma criança que precisa passar em uma consulta com um
oftalmologista infantil, por exemplo, pode ganhar maior confiança em um determinado profissional ao acompanhar mais de perto a sua atuação nas redes. 


Isso porque elas permitem que os usuários leiam postagens e depoimentos de pessoas que já se consultaram com o médico, além de colher informações importantes sobre diversos quadros de saúde e, com isso, desejarão marcar uma consulta.


Nesse sentido, é essencial que o médico consiga se planejar adequadamente para estar sempre presente nas redes sociais, o que vai gerar um crescimento da sua reputação, a conquista de mais seguidores e fazer a sua autoridade ser devidamente reconhecida.

Afinal, em quais redes sociais um médico deve estar?

Já existem diferentes redes sociais nas quais os médicos podem atuar, o que faz surgir a dúvida sobre qual delas é a mais eficiente. 


De fato, assim como os profissionais presentes em uma
sala de reunião devem estar focados no assunto tratado ali, é importante que o médico entenda em quais plataformas ele deve atuar, para que possa atingir de maneira eficiente o seu público-alvo. 


Um dos pontos mais importantes aqui é marcar presença na mídia social em que os seus potenciais clientes estão. Por isso, ter uma página no Instagram, no Facebook e no Twitter, por exemplo, são boas opções para que um trabalho traga resultados positivos.

As redes sociais e o CFM

Como não poderia deixar de ser, o Conselho Federal de Medicina (CFM) estipula algumas regras para tornar o trabalho digital do médico mais ético e seguro na internet. 


Sendo assim, é de suma importância que o profissional de saúde evite algumas ações, que são:

  • Se enquadrar como o melhor do mercado;
  • Usar imagens fortes de doenças na publicidade;
  • Se dizer especialista sem ter um diploma na área;
  • Expor pacientes para divulgar o trabalho;
  • Utilizar fotos de “antes e depois” nas publicidades;
  • Entre outros.


Conhecer melhor essas regras antes de começar a atuar nas redes sociais é fundamental para que o médico não cometa infrações, bem como para que se consiga transmitir a seriedade e a responsabilidade que o seu cargo exige.

Como atuar nas redes sociais

Seja para um profissional de saúde que atende em consultório, seja para um formato de médico ao domicílio, saber o que fazer para garantir um bom trabalho nas redes sociais é importante para conquistar bons resultados nas redes sociais. Veja algumas dicas para isso:

1. Mantenha o seu perfil atualizado

Os seguidores de uma página ou perfil estão sempre em busca de novidades. Afinal, as redes sociais são plataformas dinâmicas, e garantir que o público tenha contato com novas publicações é fundamental. 


Além disso, mantenha todos os contatos e o endereço da sua clínica sempre atualizados, uma vez que essas informações são essenciais para que as pessoas possam marcar horários e comparecer ao consultório.

2. Conheça o seu público

Saber o que o seu público gosta de ler e quais formatos de conteúdos podem ser mais interessantes para eles é fundamental para mantê-los engajados com a sua página. 


Sendo assim, não deixe de postar materiais falando sobre assuntos gerais, como a necessidade de realizar um
check up geral periodicamente, mas também fale de temas mais específicos que sejam procurados pelos seguidores. 



3. Produza conteúdos relevantes

Na área médica, é de suma importância que os profissionais de saúde compartilhem informações que possam ajudar os seus pacientes a terem maior consciência sobre a sua saúde, para que eles procurem ajuda médica sempre que necessário. 


Em geral, garantir que os seus conteúdos sejam relevantes é a forma mais eficiente para isso. Nesse sentido, priorize a qualidade dos seus posts, o que vai fazer toda a diferença na fidelização do seu público e na prestação de um serviço ético para a sociedade. 

4. Interaja com os pacientes

As redes sociais são conhecidas por permitir uma interação maior entre os usuários, independentemente de onde eles estejam. 


Ter um perfil médico nessas plataformas também é uma forma de permitir que as pessoas possam saber mais sobre o profissional e que consigam interagir com ele. 


Por isso, não deixe de enviar mensagens e de responder para os seguidores da sua página, criando uma proximidade maior com o público. 

5. Saiba agir diante das críticas

Ninguém está livre de receber críticas, principalmente quando elas são feitas nas mídias sociais. O segredo, nesse ponto, é saber o que fazer diante desses desafios, para não criar situações constrangedoras para nenhuma das partes. 


Sendo assim, sempre aja com cautela e responda sempre da melhor forma possível, para que a questão possa ser resolvida com tranquilidade e segurança para todos.

Conclusão

As redes sociais são elementos fundamentais para otimizar a relação do médico com o seu público e de permitir que ele consiga assim conquistar mais pacientes com um trabalho bem realizado nessas plataformas. 


Por isso, não deixe de aproveitar os benefícios dessas ferramentas e consiga alavancar os seus negócios com maior facilidade. 


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



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