Qualquer empresa que deseja promover o seu trabalho hoje deve apostar nos principais recursos disponíveis para isso: panfletagem, envio de flyer digital, criação de site, disparo de e-mail marketing e, principalmente, presença nas redes sociais.
A internet trouxe vantagens interessantes para empresários que reconhecem a necessidade do marketing para o crescimento dos seus negócios, e as mídias sociais vieram para facilitar ainda mais esse elemento.
Isso porque elas promovem benefícios como:
A facilidade com a qual é possível realizar uma comunicação com o público é um dos pontos fortes das redes sociais, e por isso elas se tornam indispensáveis para o crescimento de uma marca.
Ao mesmo tempo, por ter uma grande quantidade de usuários cadastrados, elas fazem com que mais pessoas saibam da empresa, de modo que um estabelecimento especializado em
manutenção em hospital, por exemplo, aumenta a sua visibilidade de forma prática.
As postagens realizadas nas plataformas e a interação com os seguidores auxiliam qualquer empresa na conquista de autoridade no seu segmento, e a se tornar uma referência no mercado.
Por fim, tudo isso ajuda na criação de uma boa reputação digital, o que auxilia de maneira fundamental para que uma empresa consiga atrair e captar mais clientes.
Não à toa, é cada vez mais comum encontrar companhias que investem fortemente nas suas redes, conquistando assim um bom desenvolvimento da sua marca.
Depois de entender a importância das redes sociais para empresas de diferentes segmentos, é fundamental saber os motivos pelos quais elas se tornaram um bom recurso também para os médicos.
Como é sabido, as pessoas procuram se informar sobre os mais diversos assuntos na internet. Assim, ao ouvir falar sobre
homeopatia para sinusite, é por meio de uma pesquisa virtual que ela poderá encontrar respostas para as suas dúvidas.
Nesse ponto, se ela encontra uma página na rede social onde um profissional da área médica fala mais sobre o tema, certamente ela vai querer acompanhá-la mais de perto, conseguindo, assim, aprofundar o seu conhecimento sobre os procedimentos.
Além disso, ao usar essas plataformas, o médico se torna um profissional mais acessível, que pode interagir de forma próxima com o seu público e conquistar admiradores, que vão querer desfrutar do seu trabalho.
A mãe de uma criança que precisa passar em uma consulta com um
oftalmologista infantil, por exemplo, pode ganhar maior confiança em um determinado profissional ao acompanhar mais de perto a sua atuação nas redes.
Isso porque elas permitem que os usuários leiam postagens e depoimentos de pessoas que já se consultaram com o médico, além de colher informações importantes sobre diversos quadros de saúde e, com isso, desejarão marcar uma consulta.
Nesse sentido, é essencial que o médico consiga se planejar adequadamente para estar sempre presente nas redes sociais, o que vai gerar um crescimento da sua reputação, a conquista de mais seguidores e fazer a sua autoridade ser devidamente reconhecida.
Já existem diferentes redes sociais nas quais os médicos podem atuar, o que faz surgir a dúvida sobre qual delas é a mais eficiente.
De fato, assim como os profissionais presentes em uma
sala de reunião devem estar focados no assunto tratado ali, é importante que o médico entenda em quais plataformas ele deve atuar, para que possa atingir de maneira eficiente o seu público-alvo.
Um dos pontos mais importantes aqui é marcar presença na mídia social em que os seus potenciais clientes estão. Por isso, ter uma página no Instagram, no Facebook e no Twitter, por exemplo, são boas opções para que um trabalho traga resultados positivos.
Como não poderia deixar de ser, o Conselho Federal de Medicina (CFM) estipula algumas regras para tornar o trabalho digital do médico mais ético e seguro na internet.
Sendo assim, é de suma importância que o profissional de saúde evite algumas ações, que são:
Conhecer melhor essas regras antes de começar a atuar nas redes sociais é fundamental para que o médico não cometa infrações, bem como para que se consiga transmitir a seriedade e a responsabilidade que o seu cargo exige.
Seja para um profissional de saúde que atende em consultório, seja para um formato de médico ao domicílio, saber o que fazer para garantir um bom trabalho nas redes sociais é importante para conquistar bons resultados nas redes sociais. Veja algumas dicas para isso:
Os seguidores de uma página ou perfil estão sempre em busca de novidades. Afinal, as redes sociais são plataformas dinâmicas, e garantir que o público tenha contato com novas publicações é fundamental.
Além disso, mantenha todos os contatos e o endereço da sua clínica sempre atualizados, uma vez que essas informações são essenciais para que as pessoas possam marcar horários e comparecer ao consultório.
Saber o que o seu público gosta de ler e quais formatos de conteúdos podem ser mais interessantes para eles é fundamental para mantê-los engajados com a sua página.
Sendo assim, não deixe de postar materiais falando sobre assuntos gerais, como a necessidade de realizar um
check up geral periodicamente, mas também fale de temas mais específicos que sejam procurados pelos seguidores.
Na área médica, é de suma importância que os profissionais de saúde compartilhem informações que possam ajudar os seus pacientes a terem maior consciência sobre a sua saúde, para que eles procurem ajuda médica sempre que necessário.
Em geral, garantir que os seus conteúdos sejam relevantes é a forma mais eficiente para isso. Nesse sentido, priorize a qualidade dos seus posts, o que vai fazer toda a diferença na fidelização do seu público e na prestação de um serviço ético para a sociedade.
As redes sociais são conhecidas por permitir uma interação maior entre os usuários, independentemente de onde eles estejam.
Ter um perfil médico nessas plataformas também é uma forma de permitir que as pessoas possam saber mais sobre o profissional e que consigam interagir com ele.
Por isso, não deixe de enviar mensagens e de responder para os seguidores da sua página, criando uma proximidade maior com o público.
Ninguém está livre de receber críticas, principalmente quando elas são feitas nas mídias sociais. O segredo, nesse ponto, é saber o que fazer diante desses desafios, para não criar situações constrangedoras para nenhuma das partes.
Sendo assim, sempre aja com cautela e responda sempre da melhor forma possível, para que a questão possa ser resolvida com tranquilidade e segurança para todos.
As redes sociais são elementos fundamentais para otimizar a relação do médico com o seu público e de permitir que ele consiga assim conquistar mais pacientes com um trabalho bem realizado nessas plataformas.
Por isso, não deixe de aproveitar os benefícios dessas ferramentas e consiga alavancar os seus negócios com maior facilidade.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog
Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
QUERO TER MAIS PACIENTES NO MEU CONSULTÓRIO
CONFIRA MAIS POSTS DA KOP MÉDICO