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agência de marketing médico
30 de junho de 2022

Principais estratégias para marketing na área da saúde

Principais estratégias para marketing na área da saúde

Fazer uso do marketing na área da saúde auxilia os profissionais a exercerem a profissão com dignidade e respeito, proporcionando possibilidades de executá-las de diferentes formas, gerando novas ideias e tendências.


Dessa forma os envolvidos na área conseguem manter os seus clientes, identificando por meio das estratégias aplicadas quais são as necessidades do público-alvo, oferecendo mais conforto, bem-estar e qualidade no atendimento.


O marketing digital, com o auxílio da internet, faz com que as clínicas, hospitais e profissionais da área da saúde sejam levados a um nível maior de excelência, pois ele possui um leque imenso de possibilidades.


Antes de abordarmos com mais profundidade o tema central desse artigo, a área da saúde, iremos mostrar ao leitor, em primeiro plano, quais são essas estratégias, o que elas são em seu conceito e como podem ser aplicada.

O que são na verdade estratégias de marketing?

De forma simples, elas nada mais são que as ações adotadas por uma empresa de avaliação psiquiátrica, com o objetivo de divulgar seu produto ou serviço, fazendo com que os clientes certos sejam atraídos até ela.


Essas estratégias chamam a atenção dos clientes quando bem aplicadas, e consequentemente, os produtos e serviços ficam mais expostos a um maior número de pessoas, aumentando as vendas consideravelmente.


Confira alguns bons motivos para que a empresa de manutenção predial invista nessas estratégias, na área da saúde ou em qualquer outro segmento do mercado. São eles:


  • Elas alavancam os negócios;
  • O custo é baixo e produzem alto impacto;
  • A empresa se destaca no mercado;
  • Criam diferenciais entre os concorrentes;
  • Quando bem definidas garantem bons resultados;
  • Proporciona que os investimentos sejam mais definidos;
  • Fortalece a imagem do produto ou serviço;
  • Consegue manter o produto ou serviço na mente do consumidor.

Uma estratégia essencial para que uma empresa fidelize seu cliente é o marketing direcionado, onde as mensagens de contato são adaptadas às reais necessidades e características particulares de cada consumidor de serviços de construção.

Quais estratégias de marketing podemos aplicar?

Atualmente, é muito difícil realizar ações de marketing sem a internet, isto até mesmo pelo simples fato de muitas pessoas estarem inseridas nesse ambiente.

 

Sendo dessa maneira organizações de diversos nichos precisam se adequar a essa realidade, até mesmo, por exemplo, para realizar pesquisas de opinião pública sobre limpeza de fachada ou obter o endereço de uma clínica ou hospital que precisamos.


Podemos utilizar várias estratégias para atingir os objetivos e iremos listar algumas delas, para conhecimento, tais como:

 

  • Marketing digital;
  • Marketing de conteúdo;
  • Inbound marketing;
  • Outbound marketing;
  • Marketing de relacionamento;
  • Marketing de produto;
  • Marketing social;
  • Marketing pessoal;
  •  Marketing humanizado.


O inbound marketing, em uma explicação breve, são estratégias que objetivam atrair e converter clientes de espelho de parede, por meio de conteúdo relevante e de qualidade, explorando canais como mecanismos de busca ou até as redes sociais.


O importante é que a comunicação seja feita com as pessoas certas, levando ao público a oportunidade de obter soluções para seus problemas, bem como o discernimento de todas as dúvidas que podem envolver os produtos ou serviços.


O outbound marketing trata-se, no entanto, de marketing tradicional, que se utiliza de programas de rádio, TV, jornais, revistas, cartazes ou malas diretas direcionados aos clientes de confecção de medalha personalizada


Ele também pode viver no meio digital e seu investimento é mais caro com relação ao inbound marketing.


Retornando para a área da saúde, foco desse artigo, é por meio do investimento em marketing neste setor, que os profissionais conseguem informar, atrair, conscientizar e fidelizar os seus pacientes.



De uma forma mais clara é possível criar estratégias direcionadas, das seguintes maneiras:

Conhecer o público

Pode ser feito por meio de pesquisas, na qual é possível analisar e conhecer o perfil exato do público-alvo, que é o ponto principal para entender a linguagem utilizada e, também, como identificar quais os melhores canais digitais serão necessários.

Construir um site ou um blog

Por meio deles o negócio desenvolve autoridade, transmitindo confiança e credibilidade para o público, informando adequadamente tudo aquilo que for necessário a respeito de produtos ou serviços.

 

Pode ser feito, também, para uma empresa de conserto de celular próximo, por um blog ou site os conteúdos oferecidos podem atrair potenciais clientes, para que eles conheçam de forma mais adequada quais produtos e serviços são oferecidos.

Estar presente nas redes sociais

Com o conhecimento do público, o profissional da saúde precisa estar presente nas principais redes sociais.



Pois, elas permitem criar um relacionamento mais próximo com os clientes, nesse caso, os pacientes e quanto maior for o alcance, maior será a atração de outros.

Adotar o marketing pessoal

A comunicação bem humorada e simpática é muito importante quando o assunto é trabalhar com pessoas.

 

Tendo em vista que todos gostam de um bom tratamento, no momento de lidar com pacientes, preste atenção ao seu comportamento e de toda a equipe.

Quais são as melhores redes sociais para a área da saúde?

A presença digital se tornou essencial nessa área, não só para atrair novos pacientes, mas também, para gerar autoridade no segmento de atuação.



Confira algumas redes sociais que são boas divulgadores dos serviços e produtos para os profissionais da área, que melhoram a experiência dos pacientes.

Facebook

É um canal de comunicação essencial, que engaja novos seguidores e antigos pacientes. Com ele é possível compartilhar artigos médicos, notícias sobre a área da saúde e campanhas de conscientização por meio da postagem de vídeos.


Importante ressaltar que o perfil pessoal deve estar separado do profissional, para preservar a privacidade de cada um deles, para que os assuntos não fiquem misturados, os outdoor propaganda também se encaixam aqui.

YouTube

Os vídeos têm se popularizado cada vez mais e mesmo que o profissional da saúde não possua grandes conhecimentos técnicos a respeito, é totalmente possível criar um conteúdo pelo celular, com edições simples e fazer a postagem neste canal.



Vale a pena investir nesse canal, pois muitas pessoas antes mesmo de procurarem um médico, recorrem a esses vídeos, ao terem algum problema de saúde e acabam adquirindo algum conhecimento que pode ajudá-los.

Linkedln

É a maior rede profissional e atualmente se tornou obrigatória para qualquer mercado de trabalho, inclusive médicos e outros profissionais da área da saúde.

 

Esse é um espaço ideal para a postagem de conteúdos técnicos e exposição dos currículos.

Twitter

Apesar de ser um canal com recursos mais limitados, toda forma de comunicação com as pessoas é importante. Ele é mais dinâmico e a velocidade de interação é bem maior.



Porém, é necessário avaliar se o público está presente neste canal e ficar de olho no que “rola” entre as informações.

Instagram

Tem sido a rede preferida dos empreendedores para aproximação dos clientes. Nele, o visual é muito importante, pois as imagens bem elaboradas têm maior destaque. Portanto, apostar em boas fotos e imagens é ideal.


Porém, tome cuidado com postagens mais sensíveis, que podem ser censuradas pelos termos de uso do aplicativo.



Nesse canal os profissionais da saúde podem estreitar o relacionamento entre médico-paciente, por exemplo, aumentando as visualizações. É uma ótima ferramenta de humanização.

WhatsApp

O WhatsApp tem sido amplamente utilizado pelos médicos, até mesmo para consultas online, onde a comunicação se torna mais rápida e simples.


Ele pode facilitar a marcação e confirmação de consultas, bem como informar sobre resultados de exames, sem a necessidade presencial para o diagnóstico.



Porém, há de se ter cuidado para que não ocorra inconvenientes, como o contato fora de um horário determinado, que devem ser estipulados previamente.

Desafios da área da saúde

A área da saúde enfrenta alguns desafios quando adota estratégias de marketing em seus negócios, tais como:

Conquistar novos pacientes

Isso pode depender muito do modo como estão sendo utilizadas as redes sociais, por exemplo. Elas definem muito a maneira de trabalhar de cada profissional, é um ponto para se prestar muita atenção.

Fidelizar novos pacientes

A forma como é construído o relacionamento, ponto-chave dessa fidelização, precisa mostrar aos novos pacientes que eles não são meramente um produto, mas seres humanos dignos de respeito e precisam ser ouvidos em tudo aquilo que necessitam.

Educar a população sobre tipos de doenças e tratamentos adequados

O marketing aplicado na área da saúde deve ser feito com muita cautela. Grande parte da população não tem conhecimento sobre doenças e quais os tratamentos necessários, é um desafio para os profissionais.

Divulgar tratamentos e procedimentos que realmente são aprovados

Parágrafo Novo

São os profissionais da saúde que salvam e curam as pessoas, sendo assim, não é indicado fazer promoções ou ofertas de tratamento.

 

Além disso, novos tratamentos e procedimentos precisam ser aprovados e reconhecidos por órgãos competentes, para que sejam divulgados.

Considerações finais

Sendo assim, com a utilização do marketing na área da saúde, não só os profissionais ganham com isso, e os pacientes também.


A despeito de todos os desafios enfrentados, em plena era digital, o marketing abre portas para elevar o nível daqueles que trabalham nesse segmento, para que proporcionem conforto e segurança para quem precisa se utilizar desse serviço.



Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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