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1 de fevereiro de 2021

Reputação Digital: 5 dicas para médicos

Reputação Digital: 5 dicas para médicos
Você já reparou que antes de realizar uma nova aquisição, uma pessoa procura informações na internet, como dados sobre a empresa e o produto que deseja, para certificar-se sobre a qualidade. Tudo isso faz parte da reputação digital. 

No ambiente digital, ter uma boa reputação é essencial, uma vez que atualmente isso impacta nas decisões dos indivíduos que desejam saber sobre o comércio e sua credibilidade no meio virtual: se não for algo bom, eles não investem.  

Inclusive para os médicos, ter uma reputação satisfatória é fundamental, pois do contrário, há a possibilidade de perder pacientes. 

Pensando nisso, veja nesse artigo como a reputação digital é importante e sugestões de como melhorá-la. Acompanhe!

Afinal, o que é reputação digital?

A reputação digital se trata de uma série de medidas usadas para a construção de uma boa impressão no meio online. É basicamente como os clientes enxergam o estabelecimento por meio das avaliações, notícias publicadas, interações com os usuários, dentre outros. 


Funciona assim: quando um indivíduo está procurando
automação residencial alexa, ele pesquisa nos buscadores comércios que trabalham com isso. Várias opções irão surgir, e no momento de seleção esse usuário vai se basear na atuação do negócio. 


Isso significa que ele vai procurar opinião de outros usuários, reclamações em sites, avaliações e tudo o que puder para se certificar que o comércio tem compromisso, responsabilidade e qualidade nos seus serviços.


Logo, a reputação é construída com base no que outros usuários acham sobre o negócio, por isso ela não depende apenas da boa atuação e promoção do comércio nas redes, por exemplo. Ela é construída pela somatória das ações do comércio. 


Por esse motivo, um único deslize pode terminar com a reputação que levou um tempo para ser construída, já que ela não é conquistada rapidamente, e sim, com base na opinião dos usuários. Desse modo, não é algo que o próprio comércio controla. 


É necessário que seu estabelecimento preste seus serviços de modo adequado para que, no futuro, ele sinta os reflexos das ações na internet, com usuários elogiando e falando sobre seus aspectos positivos. 

Por que se preocupar com a reputação digital?

Existem diversos motivos para se preocupar com a reputação, isso porque ela não gera impacto somente nos indivíduos, outros fatores sofrem com as consequências de ter um bom desempenho, como por exemplo:


  • Melhor ranqueamento nos buscadores;
  • Aumento das vendas;
  • Elevar a autoridade;
  • Fidelização de clientes.


O posicionamento nos buscadores é um ponto afetado, isso porque as avaliações também são consideradas pelo algoritmo. Logo, se forem positivas, o ranqueamento é melhor. 


Sendo assim, uma loja de
suporte de ferro para banner que queira conquistar uma boa reputação deve se atentar para isso, para que ele seja bem avaliado e conquiste boas posições no mercado - e nos mecanismos de busca. 


Além disso, as vendas sofrem impactos positivos porque são elevadas. Com mais pessoas observando que o comércio tem boas avaliações e é bem posicionado no mercado, mais consumidores se sentem confiantes para fazer uma aquisição.


Isso também envolve a autoridade, ou seja, o compromisso que o estabelecimento transmite em seus serviços. Isso diz respeito a como os indivíduos enxergam sua empresa, mostrando que o estabelecimento tem domínio sobre a área que atua. 


Por fim, tudo isso reflete na maneira em como uma imobiliária que aluga
sala para palestra ou uma empresa de qualquer outro ramo fideliza os seus clientes.


Pense que, se seu negócio passa uma boa impressão, tratando o cliente de maneira adequada, ele se sente estimulado a voltar. 


Ademais, ele também garante que com os clientes satisfeitos, eles defendam a reputação do comércio, interajam nas redes e disseminem as qualidades do negócio para conhecidos, fazendo propaganda gratuita.


Por fim, esse quesito traz vantagens para aqueles que se atentem e trabalham para que ela seja construída positivamente, desse modo, isso permite que o comércio elabore táticas para aperfeiçoar e manter a sua reputação positiva.

O que fazer para ter uma boa reputação digital?

Pensando que a reputação pode ser norteadora do sucesso de uma clínica geral particular ou pública, médicos devem se preocupar na construção de sua reputação digital e como ela impacta na sua performance, isto é, seu desempenho.

1 - Faça pesquisas de satisfação e incentive avaliações

Toda empresa sempre pensa como está sendo visto pelos indivíduos, já que isto impacta diretamente no funcionamento do local. Por isso, não importa o ramo de atuação, donos de estabelecimentos devem realizar uma pesquisa de satisfação. 


Isso possibilita que as estratégias sejam aperfeiçoadas, além de identificar o que funciona bem e o que não agrada quem está tendo contato com a clínica, permitindo que as pessoas não façam uma má avaliação do local. 


Essa ação é válida tanto para clínicas médicas quanto para uma fábrica de
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Portanto, uma clínica pode fazer uma avaliação online da opinião ou até mesmo de pontuação de quem acabou de ser atendido, pois isso permite que as consultas sejam aprimoradas e o atendimento aperfeiçoado.


Além disso, não é necessário que o paciente se identifique, uma vez que diversas vezes isso inibe a pessoa, que se sente coagida e não fala a verdade. Logo, basta incluir na pesquisa algumas perguntas sobre o atendimento, o local, dentre outros aspectos. 


Dessa maneira, o paciente dá uma pontuação e ainda realiza alguma sugestão sobre o que acha que deve ser melhorado. 


Com base nisso, se foi sugerido um ambiente de espera mais agradável, a clínica pode procurar uma empresa de
jardinagem e paisagismo, por exemplo. 


Sabe as estrelas que aparecem nos buscadores? Então, elas mostram a reputação da sua clínica, por isso, incentive para que os pacientes te avaliem por lá. 


Pense que ao buscar por uma clínica, as estrelas têm foco e podem ser um fator determinante na hora da decisão do paciente pelos seus serviços. 


Logo, ao fim do processo peça que, se possível, o indivíduo realize uma avaliação nos canais online. Você pode pedir isso pessoalmente antes dele ir embora ou enviar uma mensagem com o link no pós-consulta.

2 - Tire as dúvidas dos pacientes

Como toda área, a medicina trata dos mais diversos problemas de saúde dos indivíduos, sendo comum que todos tenham diversos questionamentos. Dessa maneira, faz parte do cotidiano de um médico que ele responda a essas dúvidas.


Por isso, é preciso estar disposto a solucionar e certificar-se que o indivíduo está ciente e compreendeu todos os procedimentos que irá realizar, além da importância de fazê-los e o porquê disso, entre outros. 


Isso faz a diferença para o indivíduo que considera esse fator parte essencial de um bom serviço, portanto, com uma das preocupações com a reputação esse deve ser um fator para se atentar para que ela não seja prejudicada.


Logo, isso não se aplica somente para médicos, mas em diversas áreas, as pessoas também têm dúvidas, portanto, qualquer estabelecimento deve se atentar para esse fator, até mesmo aqueles que trabalham com
impressão digital a3.

3 - Aceite as críticas

Esse pode ser um momento não muito agradável para um médico, mas é extremamente importante se atentar para esse fator e estar receptivo nesse momento, já que ele pode ser útil para o profissional e para a clínica. 


Sendo assim, por meio delas é possível perceber falhas que passam despercebidas por um médico, por exemplo. Isso porque as pessoas que usam um serviço ativamente conseguem perceber detalhes que, em alguns casos, um gestor não identifica.


Por isso, incentive esse momento e crie canais para que os indivíduos se sintam confortáveis em fazer isso, como formulários online. Além disso, mostre que você está sempre em busca de melhorias e se preocupa com o serviço que oferece. 


O mesmo deve ser feito por outros estabelecimentos também, como por uma empresa de
entrega de documentos, por exemplo. Esse é um dos caminhos para construir uma boa reputação digital.

4 - Priorize atendimentos humanizados

Uma das principais críticas de doentes está relacionada com o seu atendimento: médicos que não o escutam, não dão importância para os seus problemas, são rudes, entre outros. 


Por isso, mostre para o paciente que você se importa, que ele é único e que você está ali para resolver a sua situação. Portanto, ter empatia nesse momento é fundamental. Além disso, mostre que você não é indiferente e o chame pelo nome. 


Explique mais de uma vez todas as instruções e causas do problema se necessário, mostre confiança e que você domina a sua área, afinal, isso passa segurança para o indivíduo que sente que está sendo tratado por boas mãos.


Ademais, também acompanhe o indivíduo no tratamento e respeite as suas crenças, de modo que ele se sinta bem tratado. Essas ações básicas no atendimento podem mudar a sua postura como profissional e melhorar a sua reputação.

Conclusão

Se preocupar com a reputação é essencial para que o comércio tenha um bom desempenho e seja bem visto no ambiente online, o que atrai novos pacientes e permite que a clínica tenha uma boa imagem. 


É importante ressaltar, ainda, a importância de contar com uma agência para auxiliar na criação de planos para melhorar a reputação digital da sua clínica, visto que os profissionais de uma agência são especialistas capacitados em trabalhar a imagem do estabelecimento.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog
Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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