Layout do blog

agência de marketing médico
1 de fevereiro de 2021

Site médico responsivo: por que sua clínica precisa de um?

Site médico responsivo
Você, com certeza, sabe o que é um site médico responsivo porque, sem dúvidas, acessa seu e-mail com o celular, alguns aplicativos de finanças pelo tablet, e as plataformas de reunião online por um notebook. Ou vice-versa.

É certo que você, e a maioria das pessoas, usam diversos meios para se conectarem digitalmente, e não apenas um computador, por exemplo, ou apenas um smartphone. Ainda não ficou específico? Continue aqui, que você vai entender.

O que é um site responsivo?

Site responsivo, como nome pode indicar, refere-se àqueles que se adaptam a todos os tipos de dispositivos, como notebooks, desktops, tablets e smartphones. Tudo isso sem perder o design e, muito menos, os conteúdos.


Um site responsivo requer, ao menos:


  • Um bom design;
  • Rápido carregamento das páginas;
  • Boa disposição de suas funções;
  • Compartilhamento de bom conteúdo.


Esse tipo de site em sua clínica médica, torna a experiência de seu paciente muito mais agradável, porque permite que a pesquisa flua da mesma forma, não importando o meio pela qual está sendo feita.


Se fosse só por essa vantagem, já valeria a pena tornar seu site responsivo, não?


Você não gostaria de perder um paciente porque ele estava acostumado a marcar consultas através de um
notebook para escritório, mas não conseguiu fazer a mesma coisa quando tentou através do smartphone, não é mesmo?


Suponho que não. Mas a satisfação dos pacientes ao navegar em seu site, através de todas as plataformas, não é a única vantagem e importância do site responsivo.

A importância do site médico responsivo para sua clínica

A aderência aos dispositivos móveis é um dos motivos pelos quais um site responsivo se faz tão necessário para sua clínica.


Hoje em dia, é difícil encontrar alguém que não utilize o celular para acessar quase todas as coisas, ao mesmo tempo em que use o computador do trabalho para fazer as atividades da empresa.


Algumas métricas que são claramente melhoradas ao adaptar seu site a todos os tipos de dispositivos, podem ser citadas facilmente.


A taxa de rejeição é uma delas. Lembra daquele paciente que desistiu de marcar a consulta porque achou seu site confuso pelo celular? Então, ele compunha essa taxa de rejeição. Mas isso, até você entender a necessidade do site médico responsivo e reverter a situação.


Outro exemplo de métrica melhorada pelo site adaptado é o tráfego: mais pessoas passarão por ele, porque não precisarão esperar por um desktop ou notebook para poder acessá-lo.


Então, com certeza, esse tipo de site é uma ótima ideia. Trabalhar com
gestão patrimonial vai até passar a ser parte das necessidades de sua clínica, com tantos ganhos assim.

Quais são as vantagens do site médico responsivo para sua clínica

Agora que já sabe o que é um site médico responsivo e qual a importância para sua clínica, chegou a hora de saber quais são os benefícios alcançados com ele:

1. Melhor ranqueamento nas ferramentas de busca

Quando se fala em área da saúde, existe uma competitividade muito grande. Estar em primeiro lugar no resultado das pesquisas dos mecanismos de busca é um grande diferencial.


Um dos grandes responsáveis por ajudar empresas a alcançarem o primeiro lugar nos resultados de busca, é o
SEO (Search Engine Optimization). 


Trata-se de técnicas que devem ser aplicadas ao site para que ele possa alcançar bom posicionamento nas pesquisas. Como utilização de palavras-chave bem selecionadas e posicionadas, boa formação da URL e, também, adaptação do site a todos os dispositivos.


Então, um exemplo de sucesso, pode ser o seguinte: você recebe muitas demandas de exames de
check up geral e, então, criou um link a mais no site para esse tipo de busca, usou a palavra-chave “check up geral exames” no texto e na composição da URL.


Além disso, como toque final, tornou o site acessível a todos os dispositivos móveis. Ou seja, adquiriu grandes chances de estar em primeiro lugar nas pesquisas sobre
check up geral.

2. Aumento no engajamento

Um site responsivo possui muito mais chances de contar com a permanência das pessoas nele por mais tempo.


Os pacientes permanecem porque encontram bom design e acessibilidade através de todos os dispositivos, além da rapidez e boa comunicação na página, que você também deve garantir.


Como consequência desse maior tempo no site, por parte do consumidor, você acaba possibilitando maior rendimento, pois esse paciente vai passar a conhecer outros serviços seus.


Veja um exemplo: uma moça e mãe de atleta está procurando agendar uma consulta com um dermatologista em sua clínica, depois, procurará por uma clínica esportiva, pois seu filho está precisando entrar em uma dieta. 


Nutricionista esportivo
, assim como dermatologista, são pontos fortes da clínica. E a moça ficou tão satisfeita com a rapidez e facilidade para marcar seu dermatologista, que acabou rolando um pouco mais para baixo.


Lá, ela encontrou um artigo publicado sobre nutrição esportiva e, ao clicar, soube que a clínica atua com esse tipo de profissional. Agora, sua clínica vai atender ela e o filho dela também.

3. Forte presença da clínica do âmbito digital

Com um site adaptado a todos os aparelhos móveis, você ganha maior notoriedade no mundo digital e muito mais chances de ter o site de sua clínica compartilhado com outras pessoas. Isso fortalecerá ainda mais sua notoriedade e credibilidade. É um ciclo.

Afinal de contas, temos muito mais confiança em algo que nos foi indicado por algum conhecido, não é mesmo? Principalmente quando se trata de tratamentos de saúde.

Como um site médico responsivo aumenta a rentabilidade de sua clínica?

Um site responsivo de qualidade, é capaz de transformar um lead em um novo paciente para sua clínica.


Uma boa divulgação dos serviços da clínica, através do site, sobre forma de conteúdos explicativos e imagens, tornam maiores as chances de visita no seu site.


Por exemplo, se sua clínica for especializada em fisioterapia traumato-ortopédica, você deve deixar isso explícito na porta de entrada dela, através de
placas informativas personalizadas.


Então pode tirar uma foto dessa placa e colocá-la visível no site também. Assim, as pessoas poderão logo identificar qual a sua especialidade e carro-chefe. Isso, somado aos conteúdos ricos em conhecimento que você publicará no site, resultará em novos clientes.


Isso porque essas pessoas, inevitavelmente, vão gostar do site, de sua disposição, acessibilidade e conteúdos, e vão acabar entrando em contato com você, tornando-se leads. Após o agendamento da consulta e consulta, em si, passarão a ser clientes.

As agências de marketing médico na adaptação de um site

Para se alcançar um lugar de destaque no mundo da área da saúde, é preciso estar atento às necessidades desse mercado e, principalmente, do público-alvo desse segmento.


Essa tarefa, por vezes, pode ser um pouco complexa. Demanda tempo, estratégias e o conhecimento para aplicá-las.


Para um médico, acostumado com bisturís, exames e diagnósticos, isso realmente pode não ser fácil. Já para uma agência de marketing especializada é algo tão corriqueiro quanto se alimentar.


Essas agências conseguem atuar, com mesma eficácia, para uma campanha de aumento de vendas de uma
sacola de tecido personalizada, quanto para o aumento de número pacientes para uma clínica de ortopedia, por exemplo.


Eles podem rapidamente detectar quais são as palavras-chave para comporem seu artigo de uma das páginas do site e para formar a URL dela, bem como qual é o público específico da clínica e quais são seus maiores interesses.


Além, é claro, de formas para cativar ainda mais esses pacientes e captar novos. Fora que, contratar uma equipe especializada de marketing sai muito mais barato do que se fosse uma equipe interna da própria clínica. 


Para entender a importância dessa equipe, pense neles como uma placa de
sinalização vertical de regulamentação. Elas servem para nos dar um norte e nos indicar caminhos, não é serve ? Pois bem, a equipe de marketing também tem essa funcionalidade.

Considerações finais

Com o aumento do uso de dispositivos móveis por todo o mundo, a tendência é a de que as pessoas usem cada vez mais tipos de aparelhos para acessarem os conteúdos online.


Hoje em dia, você pode marcar uma consulta tanto por um desktop, quanto por um smartphone. Sendo assim, um site responsivo é essencial para que você não fique para trás em relação à concorrência.


O rápido carregamento das páginas e a disponibilização das mesmas funções, links e serviços para todos os dispositivos, é capaz de trazer, além da satisfação do paciente, a sua fidelização e o alcance de novos pacientes também.


Isso tudo somado a bons conteúdos educativos que também devem estar disponíveis no site, como forma de divulgação dos produtos, utilizando das estratégias necessárias.


Estratégias essas que podem ser apresentadas e aplicadas com o auxílio de uma agência de marketing especializada em negócios da saúde. Tudo acarretará no aumento da rentabilidade também.


Mas é claro que isso não te isenta dos cuidados com a sede da clínica, tudo bem? Inclusive, apostar em
sala comercial compartilhada por aluguel é uma boa ideia para quem está começando. 


Além do uso de plantas, sofás confortáveis, salas espaçosas e bem equipadas também. Tudo para contribuir para o bem-estar de seu paciente e também para o futuro do seu negócio.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog
Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

COMPARTILHE ESSE CONTEÚDO NAS REDES!

QUERO TER MAIS PACIENTES NO MEU CONSULTÓRIO

WHATSAPP

CONFIRA MAIS POSTS DA KOP MÉDICO

Dicas para criar um site médico que converte visitantes em pacientes
Por Monique Horrana 29 de novembro de 2024
Para criar um site médico que converte, invista em design atraente, SEO eficiente, informações claras e uma experiência de usuário otimizada para aumentar conversões.
Como o SEO pode aumentar a visibilidade da sua clínica médica no Google
Por Monique Horrana 29 de novembro de 2024
O SEO é essencial para melhorar o ranqueamento da sua clínica no Google, atraindo mais pacientes por meio de estratégias de otimização eficazes.
Como divulgar uma clínica médica
Por Renan Quintanilia 28 de outubro de 2024
Para divulgar uma clínica médica com eficiência é necessário apostar em estratégias de intenção, como o Google.
Marketing digital para médicos que querem privacidade
Por Renan Quintanilia 24 de outubro de 2024
O Google oferece as melhores estratégias de marketing para médicos que preferem privacidade e querem captar pacientes sem usar redes sociais
Como médicos podem atrair pacientes sem usar redes sociais
Por Renan Quintanilia 24 de outubro de 2024
Para médicos que querem evitar as redes sociais, há estratégias eficazes como SEO e Google Ads que garantem atração de pacientes sem a necessidade de aparecer.
Estratégias de Marketing para Neurocirurgiões que Não Têm Tempo de Gerenciar Redes Sociais
Por Renan Quintanilia 24 de outubro de 2024
O Google oferece as melhores estratégias de marketing para neurocirurgiões que não querem aparecer nas redes sociais.
Como os dermatologistas fazem para atrair pacientes
Por Renan Quintanilia 24 de outubro de 2024
Dermatologistas utilizam estratégias de marketing digital, com ênfase no Google, para atrair mais pacientes e aumentar a visibilidade de seus consultórios
Sou médico e quero abrir uma clínica
Por Renan Quintanilia 15 de outubro de 2024
Médicos que desejam abrir uma clínica precisam entender desde a estrutura legal até o marketing digital para garantir o sucesso e a visibilidade da nova empresa
Sou médico e preciso de um site
Por Renan Quintanilia 15 de outubro de 2024
Médicos que precisam de um site otimizado para captar pacientes e aparecer no Google podem contar com agências especializadas que garantem visibilidade e resultados de primeira página
Sou médico e preciso de ajuda com marketing
Por Renan Quintanilia 15 de outubro de 2024
Médicos que precisam de ajuda com marketing podem contar com especialistas para criar estratégias eficazes de divulgação sem precisar aparecer em vídeos.
Mais Posts
Share by: