O e-mail marketing é uma importante estratégia de marketing digital que estabelece uma comunicação direta entre uma empresa e seus clientes ou potenciais clientes.
As campanhas de e-mail marketing costumam ser feitas por meio de ferramentas de automação, que facilitam o disparo das mensagens.
Essa estratégia é importante porque estabelece uma comunicação direta com as pessoas, sendo ideal para estreitar o relacionamento, nutrir os leads e vender, por isso, é uma prática que traz um excelente retorno sobre os investimentos (ROI).
Embora seja muito eficiente e usado até mesmo por clínicas médicas, o e-mail marketing continua sendo desacreditado por alguns gestores e empreendedores. Isso acontece porque, antigamente, essa prática era vista como spam.
No entanto, com o avanço das estratégias e dos recursos tecnológicos, ficou muito mais fácil enviar e-mails, e eles chegarão às pessoas certas no momento mais oportuno e com a mensagem mais adequada.
Cabe à companhia saber usá-lo e aproveitar seu potencial. Para deixar o assunto ainda mais claro, neste artigo, vamos explicar o conceito de e-mail marketing, por que uma empresa deve usá-lo e dar dicas sobre boas estratégias. Confira!
E-mail marketing nada mais é do que uma estratégia de envio de e-mails para uma lista de contatos, tendo como principal propósito estabelecer uma comunicação com os destinatários e cumprir objetivos de marketing.
O envio das mensagens costuma acontecer por meio de uma ferramenta de automação, mas mesmo que hoje seja uma das estratégias mais importantes, nem sempre foi vista dessa forma.
Quando uma empresa de plano de manutenção de ar condicionado entra em contato com o cliente por e-mail, passa a se comunicar com essa pessoa em um ambiente muito pessoal.
Aproveitando-se dessa situação, algumas companhias simplesmente perderam o bom senso e começaram a incomodar os usuários por meio de mensagens indesejadas, insistentes e sem autorização.
De olho nesse problema, provedores de e-mail como Yahoo, Hotmail e Gmail começaram a bloquear esse tipo de conteúdo e os próprios usuários começaram a ignorá-los e deletá-los.
Para reverter essa situação e manter o e-mail um canal de comunicação eficiente, companhias de vários segmentos, como hospitais, começaram a qualificar sua abordagem, solicitar autorização para entrar em contato e segmentar a sua base de contatos.
Com isso, foi possível enviar mensagens personalizadas e relevantes e o e-mail voltou a ser um canal humanizado, direto e íntimo.
Uma empresa de instalação de elevador acessibilidade cadeirante tem inúmeras razões para investir em e-mail marketing, tais como:
Em primeiro lugar, saiba que existem cerca de 4 bilhões de usuários de e-mail no mundo, e a tendência é que esse número cresça constantemente. Portanto, estamos falando de mais da metade da população do planeta.
Contar com um e-mail é necessário para ter acesso a outros canais, como as redes sociais, login em sites de compra, dentre outras plataformas, para realizar qualquer tipo de atividade na web.
Se tantas pessoas possuem uma conta de e-mail, isso significa que a sua clínica tem a oportunidade de conversar com qualquer uma delas.
Esse canal também é previsível, ao contrário de outras estratégias, como no caso das redes sociais. Quando uma marca faz aplicação, nem todos os seus seguidores vão receber a mensagem.
Isso acontece porque os algoritmos determinam as publicações mais relevantes para os usuários, assim sendo, não é possível prever o alcance orgânico.
Por outro lado, com o e-mail marketing, é possível ter previsibilidade, pois se você enviar e-mail para 100 pessoas todas elas vão receber, a menos que o e-mail de algum destinatário esteja cancelado ou com algum problema.
O conteúdo pode ser preenchido da maneira como o usuário quiser, sem limites de caracteres e ainda pode contar com imagens, GIFs e outros recursos.
Além de toda essa flexibilidade, o retorno sobre os investimentos é muito melhor quando utilizamos marketing digital. Isso acontece porque o investimento necessário é baixo e as taxas de conversão são mais altas.
Por fim, ao apostar nessa prática, um fabricante de cordão para crachá personalizado com trava de segurança terá seu próprio canal e a lista de contatos será seu ativo.
Não existe nada que defina como e porque você deve enviar mensagens aos assinantes, mesmo que a empresa utilize uma ferramenta, contudo, a estratégia em si não depende dela.
Por outro lado, nas redes sociais, a marca depende das plataformas, uma vez que são os algoritmos que decidem se suas publicações são ou não relevantes para cada seguidor.
Só que para uma clínica médica aproveitar todos os benefícios dessa estratégia, é necessário saber colocá-la em prática.
Uma clínica médica, assim como uma escola infantil com banheira para berçario, precisa saber trabalhar o e-mail marketing adequadamente, e existem várias estratégias que ajudam nesse sentido. São elas:
Ao trabalhar com e-mail marketing, é fundamental manter a coerência da identidade visual da marca, pois um design atrativo, organizado e de fácil comunicação, vai potencializar os resultados.
Não se esqueça de incluir um botão de chamada para ação e a maneira como sua clínica vai destacá-lo depende muito dos objetivos.
Algumas companhias usam cores chamativas, outras preferem isolar o botão, mas tudo vai depender do seu tipo de público-alvo e dos testes que realizou anteriormente.
Prefira utilizar frases curtas e mostre que tipo de ação o assinante deve tomar, além de determinar o que ele vai receber em troca ao clicar no botão. É assim que o e-mail marketing auxilia no aumento das conversões.
Aproveite a mensagem para pedir feedback aos seus pacientes, mas sempre de maneira cordial, genuína e não invasiva.
Inclusive, uma empresa de aferição de instrumentos de medição pode fazer a mesma coisa, uma vez que os consumidores gostam de dar sua opinião.
Além de compreender um pouco mais sobre o nível de satisfação das pessoas em relação aos produtos e serviços, é uma forma de conhecê-las melhor e oferecer soluções apropriadas no futuro.
Tenha em mente que o questionário deve ser fácil de ser respondido para que um número maior de pessoas se interesse por ele. Para facilitar ainda mais, informe logo no início a quantidade de perguntas e a estimativa de tempo para respondê-las.
O e-mail é uma plataforma apropriada para compartilhar conteúdos, mas dentro das estratégias de marketing, eles não costumam conter arquivos, pois o foco é a própria mensagem, o design e a chamada para ação (CTA).
Assim como uma confecção de uniforme nr10 personalizado, uma clínica médica deve fazer com que seus e-mails sejam interessantes para os contatos, não apenas por conta do design, mas também pela utilidade.
A pessoa vai se sentir prestigiada e abrir a mensagem, mas lembre-se de que conteúdos relevantes e segmentados são a melhor forma de convencer o destinatário a abrir o e-mail.
A clínica deve fazer com que os assinantes se sintam especiais, pois aumenta o interesse dos usuários pelo conteúdo e pela oferta que vão receber no e-mail.
Ao fazer isso, a organização constrói uma comunidade, mas os assinantes precisam se sentir parte de algo exclusivo, afinal, a exclusividade sempre agrega valor.
Se uma empresa de projeto de interiores completo necessita demonstrar empatia aos seus clientes, uma clínica médica precisa ainda mais.
Lembre-se de que os usuários recebem centenas de outros e-mails todos os dias, de organizações dos mais variados tipos, oferecendo download de ebooks, cursos gratuitos, testes, dentre outras estratégias.
Sua clínica precisa se destacar e mostrar que envia e-mail porque realmente se preocupa com as pessoas. Ao invés de oferecer seus serviços, mande conteúdos que respondam a dúvidas específicas e sejam úteis de alguma forma.
Procure tratar os contatos de forma pessoal, pois isso ajuda a humanizar a mensagem. Lembre-se de que a caixa de entrada é um espaço íntimo, que costuma ser usado para a troca de mensagens pessoais.
Assim como uma empresa de manutenção de notebook, a clínica médica deve se esforçar para escrever conteúdos humanizados, conversar sobre seus desafios e obstáculos, e trabalhar assuntos pertinentes para os clientes e a empresa.
Ao longo do tempo, os usuários criam identificação com a marca e passam a confiar mais nela, o que gera impactos positivos na hora da decisão.
Investir em e-mail marketing é uma necessidade para qualquer tipo de negócio que queira estabelecer uma comunicação mais próxima e íntima com os seus contatos.
As clínicas médicas também podem usufruir desse canal, e por meio das estratégias que mostramos aqui, vão aproveitar melhor o e-mail marketing, conquistar pacientes e fidelizar os que já tem.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog
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